23 julho 2008

Angola: petróleo, luxo e pobreza

Em Abril deste ano, Angola ultrapassou a Nigéria tornando-se no maior produtor africano de petróleo. Está previsto que o produto interno bruto atinja os 16% este ano, colocando Angola entre as economias de mais rápido crescimento no mundo. Os negócios estão em crescendo, as viaturas de luxo circulam em Luanda, um quarto de hotel pode custar 3oo dólares a noite, mas muitos Angolanos vivem na pobreza. Existem problemas que devem ser analisados. Confira aqui um trabalho de Stephanie Hanson. Se quer ler em português, use este tradutor. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.

5 comentários:

Anónimo disse...

O próprio Brasil é um reflexo de Angola...temos muito petróleo, mas ao mesmo tempo muita desigualdade social. O Brasil tem luxo e muitos novos ricos, mas ao mesmo tempo tem pobreza e pessoas passando fome.

Carlos Serra disse...

Regresso próximo mês a esse desigual ma sbelo país. Abraço.

Katya disse...

eu sou Mocambicana e vivo em Angola, mais precisamente em Luanda, onde existem apartamentos de 4 milhoes de dolares a seram vendidos e carros de luxo, acabados de se lancados no mercado, mas ao mesmo tempo, existe pessoas que vivem com menos de 100 USD/Mes que, para a vida extremamente cara, nao da para nada. existe uma sociedade que vive se carros de luxo, casas maravilhosas, festas tds fins de semana, cabelereiros, centros de estetica e existe quem vive nos Musseques (bairros pobres, periferias)e nao tem dinheiro para chegar ao fim do mes com uma refeicao na mesa. O facto de Angola ter muito Petroleo, nao significa que neste pais, as pessoas vivem bem, ao contrario, as coisas sao extremamente caras, a unica coisa que nunca sobe de preco 'e o custo do Litro de gasoleo e de gasolina ( 50 centimos do USD por litro)
aqui em Luanda 90% da populacao passa fome e vive na miseria.

Mussualy disse...

Claro Katya...o mais agravante é o espelho que os nossos irmãos angalons reflectem quando estão fora da sua nação...carros luxuosos,´mansões e falando sempre bem do seu Ilustre governo...que nada faz em prol do bem estar da maioria, os pobres, os verdadeiros donos da riqueza ostentada por outrem...mas acho que é a realidade em toda Africa..nossos Governantes deviam olhar para o pais como uma Organização e perceber que não basta criar a riqueza para o seu seio familiar ou politico. Encarar o povo como alvo de distribuição da riqueza, proporcionando sempre a sua satisfação e bem-estar, é hoje a regra básica em qualquer partido/governo preocupado em manter, aperfeiçoar a sua capacidade de competir e permanecer no poder…”enchendo os bolsos claro”... Um dia a Pobreza torna-se rica.

Anónimo disse...

O governo de Angola tenta passar a imagem de que estah a reconstruir o pais, enquanto, eh pura propaganda para efeitos eleitorais em Setembro. Nao existe uma plano concreto de reconstrucao do tecido social Angola dilacerado pela guerra e corrupcao nos ultimos trinta anos. Tentam enganar o povo com Shopping Malls, telefonia movel e um e outro projecto de reintegracao, mas tudo nao passa de mera fachada. O punhado de gente rica continua muito rica, incluindo as filhas do Presidente e ate a mae, que era proprietaria da unica companhia de taxi privada que existia em Luanda, quando visitei Angola em 2006 (e jurei nao por os pes lah tao cedo). Quem estah a reconstruir as poucas estradas e a construir os condomio dos ricos sao os Brazileiros, Chineses, Filipinos e Portugueses. A maioria originaria, dos Musseques, fica a assistir o hostentar da riqueza de alguns num pais sem luz nem agua canalizada. Ateh combustivel costuma escassear.