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Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
27 julho 2008
Ensino multilingue: as perguntas de Olívia
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1 comentário:
Olívia. Respondo-lhe como professor, pesquisador e especialista em políticas educacionais, em que pese o fato de estar na conclusão do doutorado. A tua questão é pertinente, com certeza. O insucesso escolar não é explicado apenas com base em um fator (neste caso, o linguístico). Eu acredito que o governo tomou essa iniciativa possivelmente a partir de resultados de pesquisas que apontavam a língua como uma das causas do insucesso escolar em Moçambique. Como ainda nem passam 10 anos desde a implementação dessa nova política, penso que não para temos bases suficientes para fazermos um prognóstico ainda. Continuemos a questionar a formação de professores e outros fatores já por ti apontados, para não depositarmos as esperanças de melhoria da qualidade do nosso ensino a apenas à questão linguistica.
Sugiro que leia a tese de doutorado de José de Sousa Miguel Lopes "Cultura Acústica e Letramento em Moçambique: em busca dos fundamentos antropológicos para uma educação intercultural" e também da Hildizina Soares, professora da UP (me esqueci do título). Penso que as duas obras podem ajudar a entender e a também tomar uma posição crítica em relação à política de ensino bilingue.
Atenciosamente
António Cipriano
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