20 julho 2008

A surpresa de Sérgio Vieira


Há dias, o porta-voz da Frelimo, Edson Macuácua, surgiu na imprensa como tendo afirmado que “Na primeira oportunidade congratulámos a ZANU-FP [pela vitória de Robert Mugabe na segunda volta das eleições presidenciais zimbabuenas]". Até hoje, Macuácua não desmentiu isso. Surgiu agora o veterano da Frelimo, Sérgio Vieira, a escrever o que extractei na imagem, em sua habitual crónica no semanário “Domingo” de hoje (p. 5). Creio que Sérgio tem sido o único homem da Frelimo a criticar, publicamente, quer a violência do regime de Mugabe no Zimbabwe quer a farsa da segunda volta da eleição presidencial de 27 de Junho. Clique duas vezes com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar.

25 comentários:

Anónimo disse...

This was good news. I had not expected Comrade Sérgio to take this initiative. A very hopeful sign, indeed.

Carlos Serra disse...

Sim, uma posição firme.

Anónimo disse...

Este porta voz da Frelimo esta' a puxar saco demais e podera' causar grandes problemas dentro da frelimo e ou mesmo destruir-lo pelo seu fanatismo que nao olha a posicao do povo mocambicano. Ele esta' parecer que conhece Nachingueya, Bagamoyo e companhia, nas sua accoes, e aposto que nem conhece a onde e'. Quer mais um Zimbabwe,um Quenia em Mozmbique? A sua forma de ser perante as camaras deixa muito a desejar. Sou um frelimista senior mas nao gosto da sua forma de agir perante as camaras da TV. E' preciso reverter esta situacao antes que seja tarde.

Anónimo disse...

Parabéns Coronel Sérgio Vieira.

Pela coerência.

Anónimo disse...

Claro, os órgãos da FRELIMO deveriam ter pedido autorização ao Coronel para congratular a ZANU!

Um dos indivíduos da FRELIMO mais atacado, para além do Edson, tem sido Sérgio Vieira. Diria até que o tratamento que se lhe dá é rude. Hoje vejo com agrado que o Coronel foi promovido a coerente.

O post também está bastante simpático ao Coronel. Até lhe chama Veterano. O tratamento parece estar a mudar...

Camarada Sérgio, lembra-se de Mao? "Quando o inimigo nos ataca...Quando o inimigo nos apoia..."

Anónimo disse...

Quem e o inimigo afinal? Antes sabiamos serem os colonos e seus lacaios, hoje quem sao os inimigos? Existe sim contradicao entre a felicitacao pela vitoria e os apelos ao governo de unidade nacional, chamem democracia interna se preferirem, mas estao a contradizer-se.

Reflectindo disse...

O comentário do anónimo fã de Mão Tsung não entendo. Para o senhor camarada a pessoa que se critica ou muitas vezes incoerente nunca mais deve ser vista coerente? Será pelo facto de Edson Macuácua e companhia terem uma vez apoiado a Mugabe que nunca o querem criticar?

Anónimo disse...

E' mais um lacaio para ser afastado do poder se relmente o tem. Mas me parece k nao o tem, assim ele esta' a tentar o ter, mas duma forma errada e bruta.Na minha leitura politica o futuro politico de Edson na Frelimo e' negro- Ele e' tudo e contra todos, assim nao se trabalha e nao se anda. O poder e' popular (citando saudoso PR Samora Machel) e e' o povo a quem deve respeitar. A quem ele consultou para proferir palavras tao insultuosas ao povo mocambicano k tao lamenta a situacao no Zimbabwe k directamente afecta o nosso dia a dia. As suas palavras representam a frelimo k governa este pais ou a si mesmo? Eu sou membro da Frelimo, mas nao concordo com as suas felicitacoes. Seja coerente nas suas palavras, se quiser crescer na politica, olha primeiro para a posicao do povo e depois avance!!!!. Agora diga, Se o Mugabe ganhou as eleicoes do dia 27 de Junho, porque agora esta' a negociar o GUN? Porque muitos estados Africanos nao reconhecem Mugabe como PR do Zimbabwe. Senhor, tenha vergonha na cara. Se continuares assim, nao iras longe na politica... o seu caminho sera muito curto na vida politica e entraras num beco sem saida na vida politica . Parabens ao camarada Servio Viera pela sua posicao honesta e ao lado do povo

Anónimo disse...

Essa recuperação subita de "consciência" do Coronel e os desabafos do camarda "senior" da Frelimo são dignas de registo nas memórias da acrobacia de circo.Enfim,essa gente considera-nos mesmo mentecaptos!!!

Joaqum Macanguisse disse...

As vezes fica-me a sensação de que na Frelimo esta Havendo crise de posicionamento colectivo sobre certos casos.na democracia ha espaços para muita liberdade ,so que a liberdade de tal forma que se confunde a congratulação com condelação ai é Grave. eu agora como sidadão mocambicano pagando as cotas da existencia da Frelimo por via de pagamentos de inpostos gostaria de saber qual é a verdadeira verdade da posicao da Frelimo. e o Que Sr Sergio se manifesta ou entao o que o Edson Macuacua disse oficialmente

Anónimo disse...

Kimmanel
A posição da Frelimo é obviamente a do Edson Macuacua, afinal ele é que é o porta voz do Partido e por inerência das funções cabe a ele a responsabilidade do discurso oficial.

Maxango

Joaqum Macanguisse disse...

pode ser democracia mas de serta forma é preucupante para a natureza que conhecemos da frelimo.a Frelimo foi sempre um partido de descurso comum mesmo que fosse para dizer 1+1=3

Joaqum Macanguisse disse...

desculpa na apreciação anterior escrevi Serta no lugar de certa

umBhalane disse...

Como num circo os diversos actores vão aparecendo.

No circo Frelimo falta o maestro, o mestre de cerimónias.

A origem da Frelimo é uma Frente, nunca o esqueçam (Camarada Marcelino Santos).

Às vezes também concordo com os Camaradas.

Sobre os Srs. Sérgio Vieira, que já mostrou TUDO que tinha para mostar, e o jovem "promissor" Edson Macuácua, eles são bem o DNA, o cerne da Frelimo.

As diferenças são meras aparências.

Só as crianças que vão nascer amanhã têm desculpa para se deixarem enganar.

Porque as que já nasceram HOJE, têm a obrigação de estar com os olhos bem abertos!

E não se deixaram enganar.

TRETA.

Anónimo disse...

Acho que ser puxa saco e mesmo muito dificil e e a pior profissao. As vezes o garoto adianta com uma versao, no seu pleno exercicio de atributos, mas depois de ser repudiada pelo povo, os patroes veem a se distanciar. Recordem-se do 5 de Fevereiro.

Anónimo disse...

o virus de puxa saco � muito mais perigoso quando ataca pessoas academicas. ja viram que ta nascendo um novo puxa saco com mais abilidades em relacao a Edson chama-se Amorim Bila ( veja na STV aos domingos depois do jornal da noite )

Anónimo disse...

Acho que é pertinente estudar "engrachismo avançado" em Moçambique isto até pode parecer piada, mas o problema é muito serio, começamos a ter "academicos" contaminados com esse virús, começamos a ter docentes infectados, que refências terão os nossos estudantes como academicos e como homens.

Para quem deseja certificar basta assistir o programa da STV no domingo depois do Telejornal (se estiveres em frente do ecran é so olhar para o lado direito)

Anónimo disse...

o TAL ACADÉMICO QUE APARECE COM UM MONTE DE JORNAIS, QUE DIZ QUE NÃO GOSTA DE CITAR MAIS TÁ CHEIO DE CABÚLAS...??


ACHO QUE É ESSE!!?


MAS TB O VIRUS É MUITO TERRIVEL QUE QUANDO ENTRA NÃO SAI...JUIZ PAULINO EXEMPLO DISSO..

Anónimo disse...

Peço ao Frelimista sénior para assinar seu artigo. Os "Seniores" na FRELIMO para além da coerência, costumam ser corajosos. Não se escondem no anonimato.

De outro modo pensaremos que é um provocador ou um impostor. O Marcelino que conhecemos, o Rebelo que conhecemos, o Óscar que conhecemos, a Graça que conhecemos... (não são esses os seniores?) Teriam assinado o comentário.

Quem é o senhor?

Florindo Hambene

umBhalane disse...

O Sr. disse Frelimista sénior.

Não disse Frelimista "maluco".

Ou "suicida"!

Como pode assinar?

Exemplo VIVO do que é a Frelimo.

Xiluva/SARA disse...

Quem mais além de Vieira teve a honestidade nos camaradas de criticar o fascismo no Zimbabwe?

Anónimo disse...

Maxango:
A posicao da Frelimo pode nao ser a do Edson Macuacua, sao muitos camaradas do batuque que nao concordam com discuro de Edson, incluindo eu . Sempre um discurso official e' antecedido de uma consulta ou uma pequena reuniao ou um outro evento similar entre os membros da Frelimo ou de uma organizacao qualquer e depois sai o porta voz a dar o informe do conteudo do concerto ou do encontro. Mas neste caso nao houve esse encontro! Quem e' o jornalista que estava la para cobrir o encontro ja que e' oficial e e' para o conhecimento publico. Ja repararam como age o porta-voz do governo em caso de um comunicado official? Ele faz como mandam as regras e toda comunicacao social esta la para cobrir o evento. E sempre o faz depois de um conselho de ministros ou um evento similar e nao a partir do nada. "sempre com a presenca da comunicacao social" Quem esteve neste caso de Esdon? Creio que ninguem! E e' por isso que eu digo que essa posicao e' de Edson e nao da Frelimo e muito menos do povo Mocambicano. Parabens Coronel Sergio, homens como o senhor se precisam nos dias de hoje em Mocambique, onde se faz de tudo para poder manter o poder ou ser considerado e' mesmo da frelimo. Agora so a identificaaco do frelimista "senior" penso eu k ja nao precisa, pois so facto de ter dito frelimista seniro basta... Sabemos que e' um frelimista senior e nao qualquer um....
Mais nao disse
Lex

Anónimo disse...

Querida sara! o que o mucabe esta fazendo hje o viera fez nos anos 80 . deve estar a lavar a roupa

Anónimo disse...

Lex

A ser verdade tudo que escreveu, entendi que a Frelimo é um partido desorganizado, onde o porta voz pode levar ao publico uma posição individual usando a capa do partido, se acompanhou o ruido deste pronunciamento terá notado que em nenhum momento foi posto em causa a hipotese de Edson ter falado em nome individual, alías a entrevista do Sergio Viera tem como pano de fundo a contrariedade do pronunciamento do menino.

A prova de que as palavras do Edson correspondem a posição do batuque é que ninguem veio a publico usando a capa do partido clarificar o posicionamento do porta voz.

Perguntemo-nos porque?

Cpts

Maxango

Anónimo disse...

Maxango:
Penso que ninguem vira ao publico falar em nome da frelimo a nao ser ele mesmo que e' o porta-voz. Usou a capa do batuque para fins pessoais e basta, assim vamos andando. Mesmo o Thabo Mbeki(o mediador do conflito) nao reconheceu a victoria de Mugabe senao o teria feito publicamente. Quem e' Edson para o Fazer? E' oportunista? O que sai a ganhar sobre isso? Sao mesmo sinais de puxa saquismo avancado? Estamos mesmo perdido neste nosso Mocambique. Sinto muito pelos meus netos que ainda sao muito jovens que terao que enfrentar essa desgraca. Mais nao disse
Lex