De acordo com o jornalista João de Sousa, surgiram novos focos de tensão xenófoba na periferia da cidade sul-africana de Joanesburgo. Entretanto, imigrantes congoleses ameaçam fazer justiça por suas próprias mãos caso o governo sul-africano não lhes assegure segurança (Rádio Moçambique, noticeário das 19:30). Recorde uma série minha aqui e veja um vídeo chocante de manifestações ocorridas em Maio aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
terramotos sociais decorrentes de conflitos económicos e que se materializam no repúdio do estrangeiro, com incalculaveis repercussões sócio-económicas e políticas não só na África do Sul mas também em todos os países afectados, entre os quais se inclui Moçambique. Aumento dos preços, criminalidade galopante, insegurança crescente, racismo, tribalismo... indicadores preocupantes que nada de bom auguram. Esta é uma notícia de facto preocupante!
Agora as autoridades sul africanas estao a emitir bilhetes de identidade aos estrangeiros que sao validos apenas por seis meses. Os afectaods reagem e dizem que nao estao dispostos a receber tal documento. A recusa levou a deportacao. Acontece maioritariamente com cidadaos congoleses
Enviar um comentário