21 julho 2008

Focos de tensão xenófoba em Joanesburgo

De acordo com o jornalista João de Sousa, surgiram novos focos de tensão xenófoba na periferia da cidade sul-africana de Joanesburgo. Entretanto, imigrantes congoleses ameaçam fazer justiça por suas próprias mãos caso o governo sul-africano não lhes assegure segurança (Rádio Moçambique, noticeário das 19:30). Recorde uma série minha aqui e veja um vídeo chocante de manifestações ocorridas em Maio aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

terramotos sociais decorrentes de conflitos económicos e que se materializam no repúdio do estrangeiro, com incalculaveis repercussões sócio-económicas e políticas não só na África do Sul mas também em todos os países afectados, entre os quais se inclui Moçambique. Aumento dos preços, criminalidade galopante, insegurança crescente, racismo, tribalismo... indicadores preocupantes que nada de bom auguram. Esta é uma notícia de facto preocupante!

Anónimo disse...

Agora as autoridades sul africanas estao a emitir bilhetes de identidade aos estrangeiros que sao validos apenas por seis meses. Os afectaods reagem e dizem que nao estao dispostos a receber tal documento. A recusa levou a deportacao. Acontece maioritariamente com cidadaos congoleses