19 julho 2008

Do corpo feminino (4) (continua)

Mas, afinal - prosseguindo esta muito comentada série -, qual a história petrificada nas mulheres, esses seres supostos estranhos e pérfidos, cuja subalternidade é, ao mesmo tempo, afinal, assumida por homens e por mulheres (reparem que falo em geral, sem qualquer preocupação com contextos históricos, culturais, etc.)?
Essa história paga ainda, creio, uma grossa factura a ideias como as Platão (as mulheres são uma reencarnação perversa dos homens que, na primeira encarnação, se portaram mal) e de Aristóteles (as mulheres não têem alma) e a todo um conjunto de receios que habitam milhares de páginas e de crenças de doutos autores e simples mortais, a saber: poderes e fluidos maléficos dos ovários, vaginas denteadas e vorazes, furor uterino, cérebro mais pequeno do que o do homem, prisioneiras das hormonas, bruxas (nos trezentos anos da Santa Inquisição - 1450/1750 - foram mortos nove milhões de “bruxos”, 80% por cento dos quais mulheres), feiticeiras aqui na nossa terra, etc.
Para muitos e, afinal, para muitas, as mulheres deviam seguir o conselho dado há cem anos pelo reitor da Universidade canadiana de Laval, Sr. Olivier Nathieu, que disse o seguinte, quando da entrega do primeiro diploma da instituição a uma mulher: “As mulheres são demasiado inteligentes para saber que devem ser como as flores que não exalam o seu perfume senão na sombra."
Mas voltemos a uma coisa bem mais complexa no corpo feminino: a sua sexualidade. Vamos lá tentar uma pergunta: seríamos tão exigentes com o corpo feminino caso todos nós andássemos nus? Para que serve a roupa? Por que foi inventada a roupa? E quem diz a roupa diz, por exemplo, ainda, o ritual das relações, as etiquetas (regras de comer à mesa, por exemplo). E já agora: qual a verdade das nossas famosas tchuna-babies?

2 comentários:

Lisa disse...

Diz, vamos lá tentar uma pergunta. Mas eu vejo 4 perguntas porf: Carlos.

Vou tentar responder do meu melhor.
1º Pergunta: Deixo essa para os homens responderem.
2º-Para que serve a roupa?
e
3ºPorque foi inventada a roupa?
Primeiro a roupa não foi inventada apenas para se COBRIR DO FRIO mas também para EXIBIÇÃO, PROTEÇÃO e o próprio PUDOR.
Se recuarmos um pouco na história até Creta( Segunda maior ilha situada no mar mediterrâneo, Creta teve o apogeu de sua cultura entre 1750 e 1400 A.C.)as mulheres vestiam-se com um tipo de blusa costurada aos ombros de mangas curtas deixando a mostra os seios, que eram associados à fartura e fertilidade. Nada mau heim??
O homem, uma espécie de tanga com um cinto marcando á cintura, o resto do corpo era desnudo...
Hoje em dia a roupa já não tem o significado de outrora.Se voltarmos para a antiga Grécia, Roma, Egipto, Mesopotâmia e até mesmo a Pré-História veremos que nessa era a roupa tinha significado. Mas isso seria muito longo a escrever aqui. Por isso só dei um exemplo sobre Creta.

4º Pergunta. tchuna-babies
Essa ai Prof: Carlos A verdade , verdade não sei.
Mas que a juventude gosta , gosta.

Estive a investigar um pouco e descobri muitas versões mas todas rondavam para designar um certo tipo de calças, apertadíssimas.
Mas quem quiser saber mais um pouco, sempre podem ir a este blog que eu encontrei e que o achei mais perto da verdade e esclarecedor.
http://otricodasmacanicas.blogspot.com/
De Daniel Costa.

Abraço
:-)Lisa

Carlos Serra disse...

Obrigado, Lisa, pelo contributo, siga a continuidade.