17 julho 2008

Ellen criticou regime de Mugabe e oposição zimbabweana quer segundo mediador

Todos os Africanos têm uma responsabilidade para falar abertamente sobre a injustiça - disse a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, que condenou o regime de Mugabe e as eleições de 27 de Junho, sem deixar de condenar, também, o que se passa no Darfour. A crise no Zimbabwe coloca riscos para toda a região e deixa longe o sonho de uma democracia genuína, afirmou.
Enquanto isso, a oposição zimbabweana quer um segundo mediador no processo negocial em curso. Tenho para mim que Joaquim Chissano seria uma opção. Por outro lado, o jornal governamental zimbabweano The Herald cita Robert Mugabe dizendo que a era dos preços injustificadamente altos chegou ao fim com o programa das lojas do povo e que devem ter cuidado aqueles que querem continuar a praticá-los explorando o povo. Se quer ler em português, use este tradutor.
Adenda: segundo o governador do Reserve Bank do Zimbabwe, Gideon Gono, a inflacção atinge agora 2,2 milhões por cento, mas há quem pense que pode ter atingido os 15 milhões.

2 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

Mediator for Zimbabwe

Joaquim Chissano appears to be custom-tailored for the job of mediator.

But, would he be acceptable to all parties ?

Carlos Serra disse...

Certamente há outras hipóteses.