Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
05 outubro 2007
Grande reacção a regulamento que moçambicaniza propriedade individual e direcção das empresas de segurança privada
Segundo uma das manchetes de hoje do semanário "Savana", reina grande agitação nas administrações das empresas de segurança privada, pois o novo Regulamento das Empresas de Segurança Privada determina, por exemplo, que a propriedade em nome individual só pode ser detida por Moçambicanos, devendo ser de Moçambicanos também os cargos de administrador, director e gerente. Porta-vozes das empresas dizem que esse regulamento não foi previamente discutido por eles e "põe em causa o princípio constitucional da economia de mercado, o respeito pela iniciativa privada e o investimento externo." Esses porta-vozes afirmaram ainda que o novo regulamento pode perigar o emprego de 25 mil guardas (p. 3).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Finalmente temos o black empowerment na nossa terra, já não era sem tempo. E devemos passar a todas as empresas. Tenho dito.
Posição profunda a sua, como sempre.
Tenho receio que as políticas zimbaweanas se implemantam silenciosamente no nosso país. Mas isto, em Mocambique, pode vir a ser pior que Zimbabwe, porque pelo menos lá sabe-se do que vai acontecer.
Enviar um comentário