30 maio 2006

Bela mulher moçambicana usando mussiro


Esta bela mulher do norte costeiro moçambicano tem o rosto coberto de mussiro. O musssiro é o caule de uma árvore que se fricciona numa pedra, ficando em estado húmido e farinhento. A massa assim obtida aplica-se no rosto, secando depois. É suposto que o mussiro deixa a pele fresca, jovem, combatendo as rugas.

8 comentários:

Mangue disse...

Soube, em Nampula, que o mussiro também combatia as espinhas (Borbulhas, acne). Por isso que algumas meninas começa(va)m a usar na passagem da adolescência para a juventude.

Relacionado às capulanas, à beleza e à beleza feminina, um livro-foto interessante é o VILJANEM, Magi e ASSUBUJI, Rui. Woman: mulheres de Moçambique e da Filândia. Maputo: Embaixada da Filândia, 2005. 37p. Tem a participação da Terezinha da Silva, Isabel Casimiro, Maria Arthur, entre outras.Um desfile fotográfico com algumas diferentes formas de vestir a capulana.

Abraços,

Carlos Serra disse...

Obrigado, Mangue! Vou localizar o livro! Olhe, pena não termos no nosso país alguém que explore comercialmente as virtudes do produto, não acha?

Mangue disse...

Sem dúvidas, professor! É uma pena!

E acho que é sem tempo, porque muito pior seria ter a planta do mussiro patenteada por alguma multinacional da área de cosméticos. Com isso, o usufruto (inclusive para Moçambique) dependeria do dispêndio de altas somas em forma de royalties.

Carlos Serra disse...

Sabe, infelizmente os nossos capitalistas estão mais preocupados com o infra-capitalismo de dumba-nengues e de chapas. Teremos forçosamente de fazer uma…acumulação primitiva de capitalistas nacionais!

Heather Leila disse...

Eu tenho uma pagina no meu sitio de Mocambique que tem mais fotos de mussiro e uma explicacao em ingles do uso:


http://heatherleila.googlepages.com/mussiro

Gosto muito do seu blog, e muito interessante.

Anónimo disse...

Escrevi um longo comentário que se perdeu, depois me apresento, mas acho que o senhor se interessaria por esta página aqui:
Olax dissitiflora
abraços
Conceição Oliveira

Anónimo disse...

desculpe, acabei colando o nome da substância, segue a página:
www.miga.org/documents/Estudio_de_impacto_ambiental.pdf

Anónimo disse...

e também esta aqui que mostra a meu ver que o princípio ativo do mussiro já está em uso de cosmético e me parece que comercialmente, verifique, porque passei rapidamente os olhos:
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:32006D0257:PT:NOT