08 outubro 2008

"Conselho de Administração da Corrupção!"



O jornalista e director do semanário "Magazine Independente", Salomão Moyana (na imagem), tem o seu extenso editorial desta semana, com o título em epígrafe, dedicado "à arte de delapidar fundos do Estado, prática em que, pelos vistos, se especializou fortemente o Conselho de Administração da Aeroportos de Moçambique". Escreveu Moyana que só em casas de luxo, "o Conselho de Administração da Corrupção da ADM roubou mais de três milhões de dólares" (segue-se uma longa lista, acompanhada de outro tipo de pagamentos "de justificação nula ou duvidosa"). O jornalista escreveu ainda que "nós apelamos, veementemente, ao Procurador-Geral da República, a que ordene a prisão preventiva em flagrante delito do PCA dos Aeroportos de Moçambique" (p. 7).
Observação às 18:40: não tendo podido receber o editorial via email, decidi, há momentos e face ao pedido de um leitor, seccionar em dois o trabalho do jornal por forma a caber no meu pequeno scanner. Espero que o consigam ler. Cliquem com o lado esquerdo do rato sobre as imagens para as ampliar.

26 comentários:

Anónimo disse...

E como se previa a caca a alguns podera continuar, pelos vistos lideradas pelos jornais, quais as regras de seleccao a serem usadas para a que a justica nao seja transformada em arma de vinganca de alguns para atingir alguns com quem nao tem proximidade, e o que veremos nos proximos tempos.

Joaqum Macanguisse disse...

repudio o comentario acima ,quem nao é corrupto nao teme .repudio acima de tudo ,repudio ainda que as pessoas sejam anonimas para defenderem a ladroes ,identifique-se por favor Sr anonimo

Anónimo disse...

A luta contra a corrupcao comecou de baixo, atingindo o peixe miudo, o pilha galinhas, quando devia ser ao contrario. Agora que alguns graudos vao sendo expostos e atacados, algumas sensibilidades sao feridas. Kimmanel, nao te surpreendas, os corruptos tem familiares e amigos e sao esses que se veem atacadas por tabela.

Pedro Manuel

Anónimo disse...

Se a luta e mesmo contra a corrupcao entao busquem todos os corruptos, comecar por ler a declaracao de bens de todos os governantes antes e do mandato e comparar depois do mandato, de todos eles, agora devem existir corruptos fora do governo. Anonimato nao e crime, e nao pareco ter insultado a alguem pus a minha opiniao so.

Anónimo disse...

Amigo anonimo

Qual são as regras de seleccao que os criminosos usam para cometerem os seus crimes? Nao se trata de perseguiçao ou caça as bruxas, mas sim a aplicação da lei a todos os cidadãos. De acordo com a nossa constituição a lei é igual para todos. E porque razão é que quando se aplica a uns, não se acusa de serem perseguidos pelos jornalistas e quando é aplicada a outros consideramos de caça as bruxas. Por acaso existem moçambicanos de primeira e de segunda?

Anónimo disse...

Professor Serra estou muito curioso de ler esse editorial na integra.

Carlos Serra disse...

Bem tentei e tento conseguir que me enviem o trabalho, mas desconsegui e desconsigo. O texto é demasiado longo para caber no meu pequeno scanner. Vamos aguardar.

Carlos Serra disse...

Acréscimo: bem vou tentar "partir" o texto do jornal em dois, a ver o que sucede...

Anónimo disse...

Senhor primeiro anónimo!
Será que não doi mesmo ver o dinheiro dos nossos impostos a comprar mansões de 1 milhão de USD, carrões de luxo, e riquezas que nem em vinte anos de salário conseguiremos juntar um dia?
Doi saber que neste país maior parte da populacão não tem duas refeicoes por dia, criancas vão a escola sem comer, tomar leite é um luxo
Temos escolas mas não temos educacão pq os profs esses ganham mal, da saude nem se fala
mas mesmo assim alguem ousa dizer que não se deve fazer nada?
Você só pode ser um dos corruptos que merece estar atrás das grades pq lugar desses F d P's é lá mesmo
neste país dinheiro faz muita falta essses roubos matam muita gente portanto até deveriam ser julgados por homicídio

Maior culpado desta situacão é o próprio partido FRELIMO que tem no seu seio a maioria dos ladrões deste país pq quando roubam contam sempre com o partido e fazem ofertas para as campanhas, o partido deveria questionar a proveniencia das ofertas, todos ladrões que querem roubar em regra devem dar uma fatia ao Partidão.
Daí tamanha impunidade, pq todos têm o rabo preso

Akele abraco

Zé Thombe

Anónimo disse...

Dr. Salomão Mioana, mais uma Vez, PARABENS!!!!!!!!! Pelo artigo.

fiquei emocionado quando li o texto!
Jornalistas como Salomão Moiana devem ser premeados pela contribuiçao para um País MELHOR!


Eu já diz que muita gente está dentro da FRELIMO a cometer crimes com o cartão vermelho e o mais grave é o facto de (quando são denunciados OS CORRUPTOS) todos eles sairem impunes, com comissões de inqueritos que não prendem ningém a posterior...

ACHO QUE O PARTIDO DOS CAMARADAS DEVE VIR A PÚBLICO SE DISTANCIAR DOS ROUBOS FEITOS POR HOMENS DA CONFIANÇA DO GOVERNO.

O POVO já começou a abrir as pestanas...




+ uma vez PARABENS!dr. Moiana pelo excelente texto.

Anónimo disse...

há muita gente na EUROPA que tem cargos similares e ficam admirados quando sabem que em AFRICA um simples Director,PCA,etc ...é capaz de ostentar tanta riqueza em tão pouco tempo de trabalho.


SÓ MESMO CÁ POR ESTAS BANDAS.

Anónimo disse...

GUEBUZA tem muitas batatas quentes na mão...

1-há muitos descontentes neste país (principalmente dentro da FRELIMO) que quando vê estes Senhores (PCAs,Directores,etc) a cometerem pilhagens no País começam a ficar com os miolos bem torados...

2-O Governo da Frelimo neste mandato do Guebas teve muito prejuizo:
-a explosão do paiol de malhazine contribuiu em grande parte.
-os 7milhoes mal aplicados nos distritos também.
- Super terça - 5 fevereiro
- o Estado tem muitas dificiencia a nivel de cobrança de receitas para OGE.

ENFIM este Governo tem varios ingredientes para ser subsituido ...


Mas como temo uma OPOSIÇÃO liderada por um grande DÉSPITA, analfabeto politico, o Velhote... vamos continuar a assistir o mesmo filme do "Governo da Frelimo" QUE

hoje diz--"PROAGRI"
amanha diz - "REVOLUÇÃO VERDE"

os deputados da felimo são mesmo uns comédias. eu parto-me de rir desses sr.s (altenticos Marionetes)

O país vai de mal a pior.



Nao!!! a culpa é da subida dos preços no mercado internacional...dizem os outros!



Nao!!! mas temos PCA´s a viverem uma vida de LORD.

hummm!!não tou a perceber..

Anónimo disse...

Professor muito obrigado já lí o editorial do Dr Salomão, agora fico pensando aonde vamos parár com esse tipo de gente que faz escândalos milhonário a conta dos pobres.

A corrupção aumentou no invés de reduzir agora já é uma bagunça esses caras não têm fé são mesmo assaltantes como diz o Dr Salomão. Não se justifica num país onde as crianças estudam debaixo das arvores,salas de aula sem carteiras, secolas secundárias sem laboratórios de informática, uma pessoa prejudicando milhares de necessitados e o governo fica só olhando os malandros onde vamos chegar! Deus me levre esses caras não tá para perdoar devem ficar na cadeia para toda vida.

Reflectindo disse...

Primeiro, parece-me que o anónimo já explicou o que queria dizer pelo segundo post dele. E não está claro agora?

Segundo, podemos aprender em troca de ideias e experiências. Neste caso, eu posso dizer que jornalistas em países democráticos são importantes, pois têm o poder de denunciar e pressionar. Se alguém te falar o contrário como alguns fazem com certas acrobacias, está te enganar e é em defesa de corruptos. Em Mocambique não se dá ouvido ao jornalista até que ele ameace a seguranca do Estado.

Portanto, Salomão Moyana e outros fazem muito bem ao denunciarem. Pelo menos registamos tudo.

Há muitos, de facto, para irem preso e não deve ser apenas Manhenje. Por exemplo, o secretário permanente de Sofala tem que devolver o nosso dinheiro; os falsos antigos combatentes, na direccão provincial de antigos combatentes de Maputo, devem ir preso. A governadora de Maputo tem que responder num processo judicial sobre este último assunto. Daqui há pouco, o próprio Presidente da República ficará implicado e já é moralmente implicado porque foi-lhe dado o dossier e não faz NADINHA.

Anónimo disse...

"o próprio Presidente da República ficará implicado e já é moralmente implicado porque foi-lhe dado o dossier e não faz NADINHA."

sem duvida!!!!!!!!




nós estamos a espera dos outros processos que estão no quintal da PROCURADORIA.

O POVO TEM CEDE DE JUSTIÇA.

Anónimo disse...

os antigos combatentes andam zangados com o guebas por causa da mola que nao sai.Eles agora devem estar a pensar!?mais porquê que nao nos pagam se há gente a comer a torta e a direita?

Anónimo disse...

Caro Refletindo!

com a lista que apresentas de casos ficamos com a sensação que as nossas cadeias andam superlotadas que se esta gente toda vai para os calaboços o estado teria que construir mais Centros de reclusão...

E eles dizem: o melhor é deixa-los cá fora.

Anónimo disse...

Há muitos camaradas que Lutaram para Libertar o País que não acreditam que um PCA destes foi capaz de Roubar tanta coisa do bem público e ninguém faz nada!

O mais curioso ainda é que estes saqueadores do ESTADO roubam em pouco tempo de gestão! Há gente que Libertou o país que não tem 10porcento do k estes Corruptos roubaram...

Vou Refletindo!

Anónimo disse...

Triste e nojento o assunto de corrupcao.

Me parece que foi nesse blog que um texto foi publicado com o titulo "combate folclorico da pobreza". Se o Partido Frelimo esta determido em combater a corrupcao, entao deve comecar a combate-lo energicamente. Nao podemos considerar Partido Frelimo como serio porta-voz do povo quando as coisas vao nessa direcao. Tudo uma fantochada.

Deixo aqui minha opiniao ao Parlamento:
1. Rever a Lei Eleitoral e estatuir que todos os candidatos antes de se candidatarem as eleicoes declarem no Parlamento e publicamente os bens que possuem. Sabido isso, estarao em condicoes de combater a corrupcao. A Constituicao devia ser clara nisso. Se isso nao acontencer o que se faz ou declara-se ao Conselho Constitucional, nao passa do "combate folclorico" da corrupcao, se quisermos usar as palavras do autor acima mencionado.

2. Os doadores nao devem so pressionar sobre indicadores de boa governacao, devem pressionar tambem, durante a Revisao Conjunta a inclusao da declaracao de bens e negocios dos governantes Mocambicanos.

Triste mesmo: roubam e nao constroem hospitais. Que palhacada e essa que nossos governantes e PCAs quando tem frebes vao a Africa do Sul se tratarem. Nao teriam a honra em ser tratados num hospital de ponta em Mocambique. Vide o que aconteceu com Mwanawasa, que sua alma descanse em paz, pegou trombose e teve de correr para Franca. Nao foi para Zambia. Os nossos fazem o mesmo com o dinheiro que roubam...com este folclore de combate,...

Ohhhh...nao se esquecam que um jornal levantou a cruzada contra o actual Procurador Geral sobre mau uso de fundos publicos. Nos nao esquecemos disso. Mesmo encarcerando Manhenje, nos sabemos que Paulino tem algumas contas a ajustar com a justica. Sao as tais "desavencas de comadres". Sera que ele vai se entregar como Socrates fez na Grecia?

Ndafakale

Anónimo disse...

Este PCA do ADM se Mocambique fosse China teria pena capital e se fosse Australia teria life in Prison. Estou muito furioso com esta situacao. Aonde vamos assim!!! Por favor coloquem este senhor na cadeia o mais urgente possivel!!! Ele e' uma ameaca a seguranca e tranquilidade publicas!

Anónimo disse...

Ha muitos problemas que transpiram do artigo de Moyana

1. Nepotismo - Muitos quadros em Mocambique acabam abandonando a funcao publica, nao so pela insatisfacao com o misero salario que aufere ao final do mes, mas tambem por ver um familar de altos membros do partido/da instituicao a ganharem muito dinheiro sem fazerem nada. Nao ha equidade no sistema de estado, e Samora muito quis lutar contra o apontamento para posicoes no aparelho de estado baseado em amizada, familiaridade, tribalismo, racismo ou regionalismo

2. Desvio de fundos de estado - Os nossos nao sabem dizer chega. Nao precisamos de tecnologia microscopica para notar que algo nao vai bem em ministerio x ou y. Basta vermos o luxo em que tais PCA's vivem para perceber que ou mudaram de emprego ou foram transferidos para o departamento de gestao de corrupcao

3. Favoritismo partidario - Precisamos de oposicao em Mocambique ... crie seu partido, seja serio e ja tens o meu voto

4. Declaracao de bens - Eu pessoalmente nao acho que a declaracao tenha que ser publica, pois isso pode criar problemas de indole criminal ... a declaracao deve ser ao parlamento e deve estar disponivel a inspeccao a membros da procuradoria e membros acreditados da classe jornalistica

Mocambique pode resolver seus problemas, esta eh uma fase desse processo, so espero que seja a fase final.

Sublinhar o ja dito: "Existem quadros honestos em Mocambique, dentro da Frelimo, dentro da Renamo e mesmo independentes como eu

Laude Guiry

Anónimo disse...

Kimannel e Pedro Manuel
(Há muitos, de facto, para irem preso e não deve ser apenas Manhenje. Por exemplo, o secretário permanente de Sofala tem que devolver o nosso dinheiro; os falsos antigos combatentes, na direccão provincial de antigos combatentes de Maputo, devem ir preso. A governadora de Maputo tem que responder num processo judicial sobre este último assunto. Daqui há pouco, o próprio Presidente da República ficará implicado e já é moralmente implicado porque foi-lhe dado o dossier e não faz NADINHA.) reflectindo

(Ohhhh...nao se esquecam que um jornal levantou a cruzada contra o actual Procurador Geral sobre mau uso de fundos publicos. Nos nao esquecemos disso. Mesmo encarcerando Manhenje, nos sabemos que Paulino tem algumas contas a ajustar com a justica. Sao as tais "desavencas de comadres". Sera que ele vai se entregar como Socrates fez na Grecia?) Ndafakale

Espero tenham entendido melhor o primeiro e o quarto post que pus, justica deve ser para todos ate aqueles que sao responsaveis por ela ou por nomear seus responsaveis.

Joaqum Macanguisse disse...

caro primeiro anonimo! ontem fiz questao de comprar o jornal sabe fiquei muito chocado com o que vi la ,e é muito mais chocante quando passas do cruzamentoentre as Av kenet kaunda e Kimil sung e ves 5 carros dentro do quintal do tal PCA,acoselho o anonimo a passar amanha antes das 8 horas. mas ao mesmo tempo estao pessoas a morrer no hospital de Infulene porque nao ha ambulancias suficente para os transportar.carro anomimo se fores uma pessoa de copos fica sabendo que cada fez que compras 4 cervejas 2M isto é 100 meticais 17 meticas ( 17% do iva )que deveria alimentar os hospitais ou escolas vai alimentar o bolso destes corruptos . outra coisa que nao estou a entender e se o senhor esta a defender o manhenje , o PCA ou entao os que vao entra dentro de 3 a 5 semanas. quando a questao d tentar atingir essas pessoas claro temos que atingir pois pelo menos eu so com os impostos da minha prestacao do servico do ao estado algo proximo a 5 a 10 salarios minimos /mes salarios dependendo do volume de trabalho.agora se o senhor é sobrinho de um deles e recebe alguma mesada do sangue do povo ,muita pena

Reflectindo disse...

Anónimo, não te preocupes. A minha lista foi apenas um exemplo, a ela pode-se acrescentar e reduzir desde que haja razão para tal. Para mim, há muita gente incluindo o Secretário-geral da Frelimo que saiu de Nampula com muitos bens, incluindo 9 vacas como resultado da governacão aberta e por nepostismo nomeou o seu sobrinho, Augusto Ferro, a administrador distrital. É abuso de poder.

Há muita prova.

Abraco

Anónimo disse...

Os Tugas, aqueles atrasados que estão no cú da europa lembram-se? pois hoje estão a distribuir laptops (o tal de Magalhães) no ensino primário e depois amanhã não venham reclamar que os "brains" venham do estrangeiro pq a educacão dos nossos filhos ficou refém de um Corrupto que mamou o taco que deveria ser para os "Sitoe"( a nossa versão do "Magalhães") se investissemos a tal mola na educacão.

Akele Abraco

Zé Thombe

Anónimo disse...

Refletindo, importante e que a ideia ficou clara, mas parece que tem quem nao quer que a justica atinja a todos. Ze Thombe o nosso problema de educacao e mais grave do que dinheiro, temos um ministro que diz que o ensino vai bem, que as criancas nao devem chumbar, no momento seguinte quando tarde e diante de provas irrefutaveis (mais de 70% reprovados nos exames extraordinarios na cidade de Maputo) diz que vai mal, o reitor da UEM decide mudar a duracao dos cursos de forma ditatorial como se a UEM fosse bem pessoal (nem padres sao formados em tres anos), quando as coisas estiverem mal ha-
de ser tarde, muitos jovens estaram frustrados por nao verem seus graus reconhecidos no estrangeiro para continuar seus estudos, e desempreagos com diploma na mao a verem os sulafricanos, portugueses e brasileiros melhor qualificados tomarem os empregos em mocambique. Urge responsabilizar judicialmente os dirigentes politicos pelas suas decisoes erradas, especialmente quando teimam fazer coisas que se adivinha desastrosas.