07 abril 2008

Seteabrilemos!

Hoje, 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, é bem mais do que um dia feminino, é bem mais do que uma efeméride na qual, nós, homens, surgimos a conceder às mulheres o direito formal à existência, o direito de terem os mesmos direitos que nós, hoje é bem mais do que recordar Josina Machel (na foto à direita, estando à esquerda Marina Pachinuapa), é bem mais do que transformar a data numa inércia discursiva, é bem mais do que uma pausa nas desigualdades de género, é bem mais do que esquecer temporariamente o facto de haver no país milhões de mulheres ainda apenas mulheres, esmagadas por todo um cortejo de regras e de tabos de sujeição e de múltiplas privações que julgamos apagar na ritual comemorativo.
É bem mais ou devia ser bem mais.
Porque, afinal, Josina Machel é bem mais do que uma mulher que deu a vida pela libertação nacional. Na realidade, o simples facto de ter transgredido o universo caseiro, de ter subvertido as regras costumeiras da opacidade social, de ter contribuído a vários níveis para a libertação da pátria, deu-lhe o estatuto heróico de real produtora de relações sociais diferentes, reais, práticas, não discursivas. Esquecer isso é esquecer o real sentido da luta de libertação, luta que foi a um tempo nacional e social.
Neste dia, um abraço, um beijo, uma mão, um carinho, um respeito, uma fraternidade, uma ponte para todas vós. Sei que nem todas as Moçambicanas sabem do 7 de Abril. Também sei que nem todas elas, nem todas vós, o têm como seu e vosso dia. Mas façam de conta de que todo os dias é Dia da Mulher Moçambicana.
A luta continua por um futuro mais solidário.

3 comentários:

Anónimo disse...

7 de Abril!!
Bem, muito se pode dizer sobre este importantíssimo dia do Calendário Africano! Temos que admitir que o dia em celebraçäo hoje significa muito para a Emancipaçäo das Nossas Mäes/Irmäs/Primas/Tias/Esposas/Cunhadas/Amantes/Filhas num Moçambique tomado de assalto pelo Capitalismo selvagem que se assiste nos Dias. O 7 de Abril deve servir para uma Reflexäo täo Profunda sobre o Papel que as Nossas belas e queridas Mulheres deviam ter numa Sociedade que no seu cotidiano perde os seus fundamentais Valores Morais. Muitos tem Criticado o mal amado Ziqo pelas suas Letras inusitadas quando é nesta Sociedade onde o jovem inocente é produzido, portanto, é nesta data onde deviamos Reflectir profundamente sobre Nós moralmente e o Papel que as Nossas Mulheres têm..

FeliZ 7 de Abril a todas Musas Bantu e em especial a minha Avo em Chibuto. Vovo continue aquela mulher doce e, acima de tudo näo deixe o seu sorriso se apagar com a Idade.

Logaritmo, Abraços

Carlos Serra disse...

Abraço!

Anónimo disse...

Pena que ficou dia da OMM, que sao mulheres de um determinado partido, um dia precisaremos de um dia das mulheres.