O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

02 maio 2006

Ver Moçambique pela lista telefónica



Algures, neste diário, escrevi que a real sociologia é aquela que se interessa pelas coisas modestas.
Ora, quem se interessaria em ver o “estado da nação” (para usar uma expresssão aqui clássica) através de uma lista telefónica?
Bem, há sempre quem, afinal, o faça. Eu fiz.
Assim, o ano passado pedi a dois alunos meus que fizessem um trabalho sobre a distribuição regional dos utilizadores da rede telefónica fixa do país.
Eles assim fizeram, trabalhando com as lista telefónicas de 2004/2005, com um total de 509 pp, assim distribuídas - zonas Sul com 335 pp (65.82%) e Centro/Norte com 174 pp (34.18%). As percentagens foram calculadas sobre o total de pp. Na lista do Sul, cidade de Maputo e província de Maputo são designadas pelo termo "província".
Os resultados aí estão, com a indicação do número de páginas dedicadas a cada província e das respectivas percentagens.
Podemos fazer vários tipos de contas (eu não desejo fazer esse trabalho), mas o fundamental é reter o peso esmagador que Maputo (especialmente a cidade) ocupa na rede telefónica fixa do país.
Ao fim e ao cabo, o peso esmagador que ocupa no desenvolvimento do país. Pobre Niassa!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olha isto dava um trabalho inteessante! Partindodo pressuposto que ignoro tudo sobre Moçambique seria interessante tambem para alem de Maputo, evidentemente quantas pessoas tem telemovel? Quais sao as provincias em que as pessoas tem mais telemoveis; Os que deixaram de utilisar o telefone fixo para usar simplesmente o Télemovel. E os que pura e simplesmente preferem investir o seu dinheiro em bois , ou simplemente guarda-lo debaixo do colchao porque podem utlizar o telemovel do vizinho. ja agora quantas pessoas partilham um memo telemovel. Paula

2/5/06 8:22 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

Vou pensar na tua sugestão.Obrigado, Paula.

2/5/06 11:21 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home