A construção política do lobo mau é, sem dúvida, uma das mais fascinantes páginas da história política. Tal como quando nos magoamos numa porta temos tendência em agredi-la tomando-a por responsável e ignorando a nossa precipitação, da mesma forma quando problemas políticos surgem num dado país certos dirigentes amam procurar rapidamente no exterior o feiticeiro que perturba a casa, a tenebrosa mão externa que traz o desassossego à suposta casa da paz eterna, ignorando completamente conhecer as causas internas do mal-estar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
"Imunodesactivado" o porta-bandeira acabou-se o conflito? Dormirao mais sossegados os comandantes das FDS o sono inerente à sua função?
Enviar um comentário