Sétimo número da série. Termino o terceiro ponto do sumário proposto aqui: 3. A magia dos "amigos" e dos "likes". Escrevi no número anterior que a vertigem de sermos alguém num mundo com mais de sete mil milhões de habitantes cresce na proporção do número de "amigos" e de "likes" que figuram nas nossas páginas. Há proprietários de páginas que se esmeram em produzir milhares de "amigos" e de "likes". À frente de um computador, num gabinete, em pleno silêncio, sentimos a vertigem das multidões, não das multidões inimigas , mas - fantástico ilusão - das multidões "amigas", inofensivas. A amplitude da vertigem pode aumentar com o "chat", o contacto instantâneo com outrem. Porém, o mundo do Facebook não se resume a isso. Na verdade, ele é o veículo de outros caminhos e objectivos, como veremos mais à frente.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
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