Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Quando o casamento é celebrado antes de se curarem as mágoas da anterior relação assume-se que o despeitado não casou com um novo parceiro, casou contra o antigo amor.
O divórcio é garantido e as reconciliações são uma possibilidade neste mundo em que aos prostitutos se confere a designação de trabalhadores do sexo.
Estas deserções de uns para outros partidos por causa de zangas entre comadres é prova irrefutável de que não é nenhuma ideologia ou programa do partido que motiva a adesão- porque os próprios partidos não possuem tal bússola- mas a maneira como são tratados neste e naquele partido. Não lhes seduz uma causa e sim o volume de dividendos que podem obter à custa, sempre, do povo.
Olhe-se até para o partido mais antigo entre nós. O seu hino ainda exalta o socialismo (há sempre um esgar no semblante dos executantes quando entoam o verso: "O socialismo triunfará").
É ele um partido de orientação socialista? Em verdade, foi-o alguma vez?
Enviar um comentário