Décimo terceiro número da série. Permaneço no ponto sexto do sumário proposto aqui: 6. Cinco padrões de construção identitária. Passo ao terceiro padrão de construção identitária: página de propaganda política. Neste caso, o utente ou a utente (regra geral é um homem) procura mostrar, das mais variadas maneiras, a excelência de um determinado político ou de um determinado partido político. Recursos: citações, fotografias, bandeiras, recortes de jornais, etc. Este padrão de página identitária tornar-se-á mais frequente à medida que nos aproximarmos das eleições gerais marcadas para Outubro em Moçambique. Tal como na página de propaganda religiosa, a utente ou o utente é menos ela-própria ou ele-próprio, do que um veículo de uma determinada mensagem política. A identidade age como que por mandato.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
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