18 dezembro 2009

(143) 18/12/09


Acompanhados de dois colegas, o Homo Sibindycus e o Homo Massangus lá estão de novo no "Notícias" online de hoje (o primeiro é, definitivamente, o mais assíduo cliente político do jornal), dizendo que Dhlakama e a Renamo são perigosos incendiários. Cada vez mais interessante este ruído sistemático no matutino, desta vez sem a presença do Homo Maboticus.
Adenda às 8:45: entretanto, segundo o “Canal de Moçambique” online de hoje e a propósito das manifestações, Dhlakama reuniu-se ontem na cidade de Nampula com representantes de cinco partidos da oposição extra-parlamentar, cujos nomes e representantes não foram revelados. Aqui.
Adenda às 8:45: creio que a táctica da Renamo consiste em criar uma enorme expectativa no sentido de precipitar um processo negocial prévio com a Frelimo ou com membros do Governo. Provavelmente aguarda uma intervenção de membros da comunidade internacional nesse sentido.

4 comentários:

umBhalane disse...

CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO.

Há gente que já nasceu assim!!! Fazer o quê?

Agora, se o miúdo de Madagáscar estivesse disposto às palhaçadas, mas parece que DJ é muito diferente de palhaço, convocava uma reunião, lá mesmo, e fazia uma distribuição de pastas para um "governo Moçambicano".

Mas o miúdo não tem pachorra, nem tempo, nem é perdulário - não gosta de gastar dinheiro em assuntos, que nem são assunto.

E Dhlakama, também não pode correr o risco de já não poder voltar.

Tomara a frelimo.

Resolvia de vez.

Abdul Karim disse...

UmBhalane,

...sao diferencas de estilo... de musica...

O DJ as vezes curte o Beat It ... do Mickael jackson.... puxa o disco.... e faz o mix com o We Are The World...

Ja os nossos aqui,... ainda estao no ... kanimambo kanimambo frelimo...kanimanbo...frelimo...

Depois nao aguantam com Break Dance....

Globalizacao...

Fazer o que...?

ricardo disse...

A RENAMO tenta juntar o cacos do que lhe resta.

E o MDM, o que está a fazer?

E a FRELIMO, porque está silenciosa?

Em Janeiro virá a resposta.

Reflectindo disse...

Dhlakama e Renamo podem estar a ver aquilo que diziamos, mas é muito tarde. Ainda não consigo prever o que vai acontecer. Pode ser que ajudem em algo contra o monstro (Frelimo). Será que se a Frelimo enviar um masso de dólares para Dhlakama, a Renamo continuará a insistir?
Qual é a estratégia que a Frelimo está a traçar para silenciar Dhlakama? Tomada de posse dos deputados como tem acontecido?

Bem, Ricardo, para mim, o silêncio da Frelimo pode-se interpretar de diferentes maneiras. A vitória retumbante em si tornou-se azeda devido à postura da CNE e CC e fraudes comprovadas: invalidação de votos e enchimento de urnas. Um outro facto foi o uso aberto e extensivo de bens públicos para a campanha da Frelimo e seu candidato. Para a infelicidade da Frelimo, logo a seguir às eleicões veio revelar-se a grande corrupção da Frelimo, o caso ADM, sobretudo o desvio de fundos públicos para fins partidários. Tornou-se muito fácil apontar o dedo a Frelimo e a muitos membros da Frelimo como desonestos, mais do que os seus estrategas pensavam.

Portanto, embora a Renamo esteja muito fraca devido a postura de Afonso Dhlakama, a Frelimo deve não ter pulmões suficientes para... E não será por esta razão que ela mudou de porta-voz, empregando os famintos, o trio, no lugar de Edson Macuácua?

Mas seja como for, a imprudência da Frelimo pode ser que azedou a vitória retumbante. Uma hipótese.

P.S: ainda os mais incautos frelimistas vão piorando a situacão, pois estão engajados agora numa propaganda racista, acusando os críticos à corrupcão de PORTUGUESES, como se pode ler aqui. Mas pode ser ainda cedo para vermos o que vai acontecer quando os que encheram as urnas e invalidaram os votos, os que manipulavam a opinião pública forem promovidos em reconhecimento das suas trafulhices.