A partir de amanhã inicio neste blogue um diário de campo sobre a campanha eleitoral, com base naquilo que for registando na nossa imprensa. Tenho pena de não poder dirigir uma equipa de pesquisa, de testar ferramentas teóricas e metodológicas, tal como fiz, há 12 anos, no Eleitorado incapturável. Mas várias coisas poderão e deverão ser feitas. E farei. Espero, também, contar com informes de amigos, colegas e estudantes.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Já que a campanha eleitoral já começou, gostaria de propôr uma coisa: que os blogues ilustrassem um pouco do conteúdo dos manifestos eleitorais dos partidos, para podermos comparar e comentar. Por exemplo, o partido A diz isso para “habitação” e o partido B diz aquilo (ou isso tambem) para o mesmo assunto. E ai comentaríamos os conteudos, para se evitar que estejamos a falar dos partidos, assim no vazio. É uma proposta, que ate pode conduzir a formacao de uma opiniao sobre o perfil das candidaturas.
Enviar um comentário