Um relatório das Nações Unidas divulgado este ano mostra o drama das crianças e das mulheres acusadas de feitiçaria em países africanos e asiáticos. Confira aqui. Enquanto isso, saiba o que se passou depois que dois cineastas fizeram um filme sobre as crianças acusadas de feitiçaria na Nigéria, aqui (obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio das referências). E, próximo mês deve sair o segudo livro sobre linchamentos em Moçambique, desta vez dedicado aos linchamentos por acusação de feitiçaria.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Caro Professor, a obra e aguardada muita expectativa.
PS: Vim a refrencia. Zikomo, ndatenda, Obrigado sao as unicas expressoes que por ora uso para reconhecer os seus feitos.
Caro Professor,
Porque é que na Tanzânia as estatísticas sobre os linchamentos estão documentadas e noutros países não! O que é que a Tanzânia tem de especial para tanto interesse e nós e outros não? Será queos linchamentos ainda não constituem preocupação para nós?
Na verdade, informação sobre os linchamentos apenas é disponível através da media e neste prestigioso blogue! Será que as instituição de colecta e análise de estatísticas ainda não olham para este elemento como uma das causas da morte nas mulheres/crianças??? de certa idade nas zonas rurais?
É preocupante.
Saudações
Hélder
PS. Também aguardo a obra com expectativas. Porém, antes vou percorrer as livrarias a procura do Lichamentos I.
Enviar um comentário