Prossigo um pouco mais esta série.
Avaliação do governo - este o primeiro dos seis factores que, tal como vos propus, estão em jogo quando votamos.
Mas o que é governo? Aqui está uma pergunta cuja resposta provavelmente nada tem a ver com a imagem ao mesmo tempo múltipla e unificada que formamos e difundimos no conforto urbano dos nosssos gabinetes e dos nossos artigos de jornal.
Governo é uma coisa cujo significado pode variar localmente, regionalmente, péri-urbanamente, urbanamente, ruralmente.
Avaliação do governo - este o primeiro dos seis factores que, tal como vos propus, estão em jogo quando votamos.
Mas o que é governo? Aqui está uma pergunta cuja resposta provavelmente nada tem a ver com a imagem ao mesmo tempo múltipla e unificada que formamos e difundimos no conforto urbano dos nosssos gabinetes e dos nossos artigos de jornal.
Governo é uma coisa cujo significado pode variar localmente, regionalmente, péri-urbanamente, urbanamente, ruralmente.
5 comentários:
Eu as vezes penso k nem todos tem o direito voto. Isto pk nao basta ter 18 anos para votar. E' preciso ter sim uma capacidade de analise dos programas do candidatos e as suas habilidades de fazer aquilo que promete. Para um Mocambique que quase a metade da populacao e' iliterada, ter 18 anos nao e' suficiente para ter o direito de voto. As vezes penso k so tem o direito de voto aqueles cidadaos que pagam imposto e tem as suas contas em dia. Isto porque este grupo de cidadaos e' mais exigente dos que os outros e sao cidadaos de facto. A final o que e' um cidadao? ou um bom cidadao? Temos k pensar nisto pk entragar o voto a um Ze' ninguem para dar poder a um k nem conhece e nem sabe as suas habilidades e nem mesmo tem capacidade para analise e' muito penoso para kem paga imposto e ve o seu imposto a nao ser dirigido para o fim pelo qual devia ser destinado por esse candidado. E' preciso votar com consciencia e sabedoria. Nem todos cidadaos de 18 anos tem capacidade de votar .....tenho dito
Talvez a hipótese inversa seja tb interessante: a de que todos têm capacidade de análise, independentemente da formação escolar...
Concordo com o 2. todos temos o direito de votar independentemente do nível académico.
Acho k devia haver uma educação cívica coerente sem interferencias as pessoas deviam ser explicadas o pq de votar, e qual o melhor.
Tambem penso q devia haver maior responsabilidade nos votados ou eleitos.
e não devia haver reeleição nos casos em que demostrarem inoperancia.
Vamos a ver a continuidade da série. A questão central para mim consiste em conhecer os factores que nos levam a votar. Por hipótese, considerei seis.
Um dos factores que nos leva a votar é a tolerância de um dia que é dada para ir votar, triste mas é real.
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