19 setembro 2008

Mazanga afastou hipótese de expulsão de Deviz

Em conferência de imprensa realizada esta tarde em Quelimane, cerca das 17:30, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, afastou a hipótese da expulsão de Deviz Simango, acrescentando que amanhã, em sessão do Conselho Nacional, os militantes vão analisar o impacto ao nível do partido da candidatura independente de Deviz a presidente do município da Beira (informação telefónica prestada por um jornalista da Rádio Moçambique sediado em Quelimane há momentos, a meu pedido).
Observação: pode eventualmente tratar-se de um recuo estratégico da Renamo, como me sugeriu o jornalista referido.
Adenda às 19:40: em despacho do jornalista Sérgio Mamudo, a Rádio Moçambique anunciou no seu noticiário das 19:30, citando Fernando Mazanga, que a Renamo homologou a candidatura de Manuel Pereira como candidato do partido a presidente do município da Beira nas eleições de Novembro.

12 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi o Dhakama hoje demanhã e pensei que fosse a turma do TchakuaTika ...O RISO NÃO PAGA IMPOSTO!!

sinceramente não vejo qual é o mais cómico!!!? (se o verdadeiro ou o do RIso não paga imposto).!
Lembrou-me DAVID ALON quando chamava Edson Macuacua de MUNCHANA" (PUTO, MUIDO)..hahahahahahaha
"esse MAZANGA É UM MUIDO..!!!"

A Dhakama deve arranjar outra coisa pra fazer (siceramente) pq o homem quando abre a boca só diz disparates.
Os camaradas devem estar a rir de todos eles, nao sei com que cara os deputados como:Antonio Muchanga & CO - vao se portar no PARLAMENTO.
O nivel debate já é um cancro imaginem agora com este suicidio da renamo!?

Os Filosofos que disseram que a altenativa a FRELIMO está lá mesmo (dentro da FRELIMO),acertarm em cheio pq no meu ver o grande problema da oposição nao é o facto de tirar o Daviz ...mas sim, por causa da desorganização interna (falta de agenda) da RENAMO . fazem tudo por cima do joelho.

A verdade é que isto é muito triste para o País!

Anónimo disse...

Grande Salomão Moiana!!!

O homem disse que já tinha dado todas dicas a RENAMO atravez do seu Jornal...mas a Renamo fez ouvidos de m******dor.

Prof. Elisio Macamo fez comentarios muito difusos...

--------

Anónimo disse...

A @verdade é que alguns intelectuais que entraram na RENAMO vindos da FRELIMO estão profundamente desiludidos com a deserganização interna.
acho também que muitos mafiosos descontentes da FRELIMO recuaram em seguir para renamo pq preferem continuar a comer os tachos com o cartão vermelho...

Anónimo disse...

@ verdade é que Manuel Pereira SERÁ bararamente derrotado!!

A estratégia da FRELIMO é ganhar a todo custo aquela camara municipal ( e dinheiro pra isso já está pronto para por o povo da beira a curtir boas cenas durante a campanha)...HÁ MUITO CABRITISMO E MAQUIAVELISMO NA POLITICA! A FRELIMO PODE GANHAR NAS URNAS COMO POR OUTRAS VIAS...(CNE)?

O POVO DA BEIRA ESTÁ DESILUDIDA COM DLAKAMA E PENSO QUE NÃO SERÁ BEM RECEBIDO LÁ...

VAMOS VER!

----------------------------
A vida é melhor quando está Tudobom!

Anónimo disse...

é verdade meu caro, as declarações de dlakama pareciam dum desses cómicos da radio moçambique,desse programa do domingo. acho que ele devia mazé fazer teatro radiofónico que se meter onde não é chamado.

Anónimo disse...

eu acho que vocês é que deviam arranjar outras coisas para fazer.!
Julio Cesar

Anónimo disse...

O grande problema da RENAMO esta talvez na sua direcçao. Diz se que a RENAMO e simbolo de DEMOCRACIA, ate pode ser, mas acredito que seja so para embelezar a sua imagem perante os olhares de gente desapercebida como e o caso dos seus militantes porque de DEMOCRACIA as bases do partido nao entendem absolutamente nada, e inconcebivel que diantes de tantos academicos e intelectuais no seio do partido, nao haja quem faça frente a um Presidente que ja demostrou publicamente incapaz de gerir os conflitos internos no partido, e muito humilhante que isto um dia possa virar pesadelo para os moçambicanos.

Anónimo disse...

Sr. carlos magno nao consegue escrever todas as suas ideias de uma só vez? O senhor parece que pensa em fases.... o que é isso?

Reflectindo disse...

Ao penúltimo anónimo eu gostaria de dizer que se formos a ver e analisar profundamente, é na Renamo onde quadros académicos mostram abertamente a sua diferenca para com a lideranca. O importante não tirar o líder do poder e podemos acreditar essa vocacão de académicos, mas mostrá-lo onde ele está errado.

Eu acho que há uma prova agora que muitos membros e simpatizantes da Renamo acreditam na democracia. Há que aceitarmos que a democracia é um processo.

Ntukulo disse...

Oi, Refletindo,

Aprecio muito os seus comentarios. Porém, outros comentarios seus merecem alguma atenção .
Acho interessante a forma como o amigo Refletindo toma posição em Relação ao que acontece na nossa cena política.

Ainda bem que vé os partidos do seu interior. Nisso, líderes como o da Renamo, precisam ser interpelados e questionados,tal como os líderes de outros partidos. Eu também, não penso que Dlhakama esteja fazendo o Bem pelo seu partido, por tudo que vem sendo apontado como mau nos seus procedimentos.

Agora; não penso que os académicos devem se preocupar em mostrar o caminho a seguir, por qualquer que seja o lider dum partido.

Os académicos, penso eu, devem, sim, mostrar quais as possibilidades de governação na sociedade a que os políticos se propõem. Ou seja, que dasafios se colocam em relação a uma determinada opção política? Quais as alternativas, e quais os constragimentos?

Nossos políticos pensam sempre, ou muitas vezes, nos resultados eleitorais, e muito menos nos compromissos com que eles apostam pra seus eleitores.

Pergunta-se, porquê é que os políticos, principalmente os que lideram seus partidos, se comportam muitas vezes de forma desconfortável para seus simpatizantes, e demais apoiantes? Porquê é que, por vezes, comprometem o desempenho dos seus partidos?

Penso ser estas algumas das questões com que os académicos moçambicanos devem se preocupar em debater. Pra mim, no essencial, os académicos devem levantar problemas, questionar soluções, e suscitar debate e reflexão, apenas.
o resto fica a cargo dos próprios políticos.

Saudações

Neto

Reflectindo disse...

Caro Neto

Volto logo para a conversa. Conte sempre comigo

Reflectindo disse...

Caro Neto

Comigo te preocupes apenas em como podemos apresentar as nossas diferenças sem nos ofender. Tanto que gosto de quem pensa como eu é como gosto de quem pensa diferentemente desde que o nosso fim seja a nossa pátria amada. Portanto, comigo que te sossegues. Estou consciente que nem tudo que penso está certo e só com a minha interacção com os que pensam ao contrário mais aprendo.

No último comentário cometi um erro grave por eu não ter posto lá o NÃO. Agradeço-te muito por me teres compreendido mesmo com esse problema.

Estava eu dizendo que académicos não são vocacionados para golpes palaciais, mas para indicar o melhor caminho político. Posso estar errado, mas parece-me que esta é a lógica pelo menos em Moçambique. Espera-se, creio, que os líderes saibam se estão ou não em condições para seguir esse caminho.

Concordo plenamente contigo quanto ao que os académicos deviam fazer, mas reconheçamos que as dificuldades para um académico moçambicano no contexto que descreves, são maiores. Falo de os académicos mostrarem as possibilidades de governação na sociedade a que os políticos se propõem. Ou seja, que dasafios se colocam em relação a uma determinada opção política? Quais as alternativas, e quais os constragimentos?

Sou de opinião que contribuindo para o processo democrático, os nossos académicos pudessem por exemplo contribuir na reforma do currículo escolar, podendo dar-se em conta a educação cívica. Porém, em Moçambique, os académicos que dizem a verdade aos líderes partidários, são inúteis.

Infelizmente, a liderança da Renamo é um exemplo amargo. Entretanto, penso que deviamos ver a postura de Daviz e o grupo que o apoia como uma forma de mostrar a possibilidade de governação, alternativas, o apoio eleitoral, etc. Para mim, Daviz Simango age com coerência.

P:s. Ando com um stress neste fim de semana