21 setembro 2008

África e o sofrido Mini Mathendja

Há semanas que, dorido, sofrido, triste, o Sr. Mini Macatai Mathendja escreve no semanário "Domingo" uma série na qual procura mostrar as pequenezes dos Africanos. Na semana passada afirmou que uma pequenez dos Africanos consiste no uso da violência em golpes de Estado e guerras prolongadas para atingir o poder, o que muito facilita a predação ocidental. É assim: "por um quilo de mandioca assaltada, carne de caça, mulher raptada, o Africano aceita viver no mato e fazer guerra". Conclusão pesarosa do autor: "Puxa, quanto custa ser pequeno" (edição de 14/09/08, p. 9). Esta semana, está em causa a "lei do menor esforço", a "lei do Zipf", o gosto pelo mais fácil, diz Mathendja. Não queremos trabalhar a sério, por isso e por exemplo importamos produtos industriais em troca das nossas riquezas naturais (edição desta semana, p. 9 também).
Não sei como ainda não caiu em cima do Sr. Mathendja um furibundo apostoleiro da graça apelidando-o de apostoleiro da desgraça, de useiro e vezeiro nas teorias racistas colono-eurocêntricas. Esteja atento aos guardiões das regras do bem-pensar, ó Mathendja, até porque "pequenizar dói"!

18 comentários:

Anónimo disse...

Macatai e lacaio do ocidente, um infiltrado! Tem sido assim quando algum negro insurge-se contra o mau estado de coisas no continente, Tchivanguirai e um dos exemplos bem mais recentes. 'Nao queremos exploracao do homem pelo homem aqui em Mocambique, nao e para dizer o branco ja foi, agora eu posso explorar os outros pretos porque tambem sou preto como eles, nao queremos isso aqui em Mocambique' Samora Machel

Anónimo disse...

Desculpe professor nao consigo aceder ao mural e colo isto aqui.(Durante sua mensagem, o chefe de Estado voltou a ler notícias sobre a ajuda financeira do Governo americano às entidades em crise, que pode chegar a US$ 700 bilhões.Chévez destacou que essas medidas vão contra a máxima capitalista de que o Estado não deve regular nem intervir na economia.) aqui: http://br.noticias.yahoo.com/s/20092008/40/economia-chavez-venezuela-preparada-resistir-desastre-capitalismo.html, algum economista por perto?

Anónimo disse...

Camarada anonimo então porquê o mathenja é mesmo lacaio do ocidente infiltrado, vamos lá falar, explica lá isso bem.
O ignorante

Anónimo disse...

Nao acho que seja, mas essa e a tendencia que vigora nas analises, faze-se um esforco titanico para que o culpado e responsavel seja sempre o tal do ocidente, entao quando e alguem cuja cor distancia-o desse ocidente, entao chamam-no lacaio do ocidente. E como se as pessoas negras de Africa nao tivessem capacidade para pensar e discordar de algumas coisas que acontecem aqui.

Anónimo disse...

vc pensam que qualquer pobre diabo infiltrado pode ser colunista no domingo ou no notícias? Não irmãos é sempre gente fiel ao regimee que nos engana quando parece caminhar em falso mas que camin ha direito.
Sacudu

Anónimo disse...

Nosso presidente já disse que há muita preguica em nós e quando o Mathendja diz que gostamos de caminho fácil logo é infiltrado? Aquele rei swazi vive no luxo enquanto seu povo morre de fome e mais sida e logo o Mathendja é infiltrado? Nosso continente está cheio de guerras mais pobreza mais golpes de estado (precisa citar todos casos?)e logo Mathendja é infiltrado, negro? Diz bem um anonimo aqui: negro só pode pensar negro. Digam lá afinal o que é ser negro ou pensamento de negro. Eu sou negro por exemplo.

Xiluva/SARA disse...

Olá lá la!!! Eu cá que sou negra em excesso também gostaria de saber o que é pensar como negro. Se calhar na Guiné Bissau são todos negros. Quando as coisas não nos interessam refugiamo-nos na cor da pele, nossa suruma nacional.

Nelson disse...

Ha bons e maus em todas cores. Preguicoso e trabalhador em todas cores. Ha ladrao e honestos em todas as cores. ha dirigentes corruptos em todas as cores. Give me a big break

Anónimo disse...

"um furibundo apostoleiro da graça... useiro e vezeiro nas teorias racistas colono-eurocêntricas". Interessante maneira de debater!

Se alguém, da próxima vez, se servir dos mesmos termos (furibundo, apostoleiro da desgraça) há-de ser um Deus nos acuda. Claro que o Professor, para reforçar a imagem de vítima, não há-de se pronunciar. Vai se manter olimpicamente em silêncio. Hão-de aparecer os acólitos do costume, já conhecidos de todos aqui, a debitar insultos e má educação.

Já agora Professor, porque não apareceu a debater nessa altura em que foi sugerido que a imagem que projecta de África é a mesma que é promovida pelos sectores mais racistas e paternalistas da Europa? Porque o gosto pelas indirectas? Então as pessoas tratam-no com respeito e deferença e a resposta é alcunha-los de Furibundos apostoleiros(?)...

Eu continuarei a trata-lo com muito respeito, caro Professor Serra. Não haverá indirecta que me leve a desviar deste código que me impus a mim mesmo.

Obed L. Khan

Anónimo disse...

O Professor Carlos serra foi realmente infeliz. As duas pessoas que discordaram da maneira como ele aborda as questões de África foram Obed L. Khan e Banu. Os dois fizeram-nos em termos bastante correctos. Esses dois comentadores estão entre os mais simpáticos que comentam aqui. Era bom que muitos dos que discutem aqui lhes imitassem a correcção no trato aos oponentes em ideias.
Haja elevação no debate.

Anónimo disse...

"guardiões das regras do bem-pensar". Os outros são guardiões de qué?

Egidio Vaz disse...

Obed L. Khan é pseudonimo. Diga-nos o seu nome verdadeiro e o ódio que sente pelo Professor Serra. Abra teu blog e debata de forma menos rancorosa. Traga a sua filosofia a lume e exponha-a ao escurtínio público. Não opte pelos atalhos e caixas de comentários. Seja completo Obed.
Não acho que o Profesor Serra seja tão radical, racista e colonialista como Obed e outros anónimos querem projectar.
A quem o Professor chamou de "furibundo apostoleiro da graça"? Ao Obed? A Mathenja?
Talves se trate duma humoristica forma de debater ideias. Já que estamos a caminhar para o fim do ano.

Anónimo disse...

Já cá faltava esta. Em primeiro lugar, caro Egídio, recordar-lhe que nem todos os que debatem aqui têm blogs. Alguns abriram um "site" em seu nome e nunca lá postaram nada. Porque não manda esses outros abrirem blogs? Porque concordam sempre contigo.

Essa de pseudónimo deve ser piada... Também acho que Egídio Vaz é pseudónimo. Na certa, eu nunca me encontrei pessoalmente consigo e, como não te conheço pessoalmente, posso presumir que está a usar um pseudónimo. E se fosse? Desqualificar-me-ia esse facto como opinador. Todos os que usam pseudónimos deveriam deixar de opinar? Todos os anónimos deveriam deixar de opinar? Todos os que não têm blog deveriam deixar de opinar?

Ou só deveriam opinar para proclamar hossanas ao novo candidato de censor que é Egídio?

Obed L. Khan

Nelson disse...

Fazia muito tempo que não ouvia/lia as “mal educações” intelectuais por aqui. Todo mundo querendo ser santo, querendo ser correcto.

Anónimo disse...

Quando o Obed L. Khan falou dos acolitos pensei que iam ficar hibernados, mas enganei-me, täo cedo apareceu um deles na pessoa de Egidio Vaz..., e eu fiquei sem perceber se ele é o porta-voz do Dr. Serra ou dos outros acolitos.
Eu acho que devemos deixar o Dr.Serra pronunciar-se pessoalmente, näo o anulem se fazem favor.
Na verdade se é que percebi bem o ponto do Obed L. Khan,concordo com ele, tem sido proprio do Dr. Serra Intrduzir um debate no qual näo participa, como se estivesse a fazer uma pesquisa, tendo os comentadores como ''ojectos de estudo''.
Atençäo que nenhum rancor me levou a me pronunciar desse jeito, pois, para mim esses debates säo como uma brincadeira da qual saimos cultivados.

Félix

Anónimo disse...

Uma curiosidade, semana passada passou um intelectual da praca a chamar nomes a Deviz Simango, ninguem viu? Porque ninguem comentou a rispidez dos mesmos? Quando foi projectado o titulo apostolos da desgraca onde andaram todos os que hoje zangam-se com o nome apostoleiros da graca, meras curiosidades, inocentes... Comeca a parecer que existem dois clubes, tudo que o nosso clube diz esta bom, quando acontece algo errado silencio, e as mesmas coisas que acontecem no outro clube para cima deles contudo, meras conjenturas. Seria muito interessante perceber.

Egidio Vaz disse...

Obed e companhia,
Em momento algum defendi o Professor Serra. Apenas senti e continuo a sentir que alguns não o percebem e logo apressam-se em criticá-lo.
E porque estamos num debate de ideias, sinto-me no direito de interpelar os que mal o interpelam. E tem sido assim. Portanto se acha isso ser acólito, bem, quem sou eu para vos obrigar a mudar de ideias! O que sei é que fui sim seu estudante na cadeira de Metodologia de Investigação. Como eu, há tantos outros, sendo alguns mal educados, que criaram blogs apenas para lançar vitupérios ao Professor. A estes, que não passam de contrabandistas de títulos académicos ostentando o que não lhes é de direito, apenas rio-me e digo: que pena! Á muitos, que antes de se lançarem o Professor tentam no mínimo procurar compreender, questionando de bons modos, digo hossana, como bem quer Obed. E em muitas ocasiões tive oportunidade de debater e questionar o Professor Serra. Para os que lêem este blog desde o seu início, sabem quão frutuosos eram os debates e quantas vezes o Professor era capaz de rectificar os seus posts.
Sinceramente não tenho nada contra ti Obed, até porque escreves tão bem. Aprecio seu engenho. O que na verdade intriga-me é que às vezes parece uma pessoa muito apressada em interpretar mal o velho Professor. O que acho que é uma injustiça. Abraços. E espero que o Félix não venha dizer que defendi o Professor. Apenas respondi ao Obed e a si, Félix. Abraços e estamos juntos. E

Anónimo disse...

Caro Egídio, admitamos que interprete mal o Professor. Há algo estranho nisso, no âmbito do debate salutar de ideias? Porque ele não explicita, directamente, a interpretação certa? Acha mesmo que ele precisa de ti para fazeres o papel de defensor? Tuas aparições no debate costumam ser mais úteis, mais interessantes, mais elaboradas e mais gratas, mesmo quando não concordamos com o que dizes. Deixa esse papelzinho para certas pessoas que encaixam bem nele.

Na verdade, nunca pensei em ti quando me referi aos acólitos do Professor Serra (justiça seja feita, não creio que o velho professor, como carinhosamente lhe chamas, os tenha arregimentado. Suponho que se voluntariamente para esse papel de defensores de Carlos Serra contra qualquer interpelação crítica.)

Para além de "interpretar mal" já me viste a destratar, a insultar ou a faltar ao respeito ao Professor Carlos Serra? Será que na academia moçambicana, da qual tu pareces fazer parte, é proibido discordar? Então qual é a diferença entre essa tal academia e os regimes mais intolerantes que, com frequência, vocês denunciam?

Egídio, discordar do "velho professor" é um acto de grande consideração por ele. É um acto de grande respeito pela sua personalidade, sabedoria e inteligência. Pelo menos assim é tido nas escolas e lugares por onde tenho andado.

Debater com Carlos Serra não é o mesmo, só para dar alguns exemplos, que discutir com um certo imitador de Idi Amin e de uma senhorita com tendências fascizantes que costumam ("ambos os dois") ocorrer por aqui.

És um polemista nato Egídio. Exactamente por isso, não devias tentar mandar calar os que, de forma educada, discordam com um Professor que tanto estimas. O máximo que, creio, podes fazer é, aproveitando o conhecimento directo que parece existir entre vós, tentar me esclarecer sempre que eu interpretar mal o "velho Professor. Aliás, creio também que podes usar esse conhecimento mútuo para encorajar o Professor a fazer o que era habitual no começo deste blog: Interagir com os comentadores, mesmo quando discorda deles.

Um abraço.

Obed L. Khan