18 setembro 2008

Guerra às minissaias no Uganda e na Zâmbia

"O ministro ugandense de Ética e Integridade, Nsaba Buturo, afirmou que as minissaias devem ser banidas do país porque mulheres que as usam distraem os motoristas e provocam acidentes de trânsito." Confira aqui. Obrigado à Dórica por me ter chamado a atenção para tão saborosa notícia. Já agora saiba disto: "Existe na Zâmbia, reúne milhares de militantes e se chama Movimento para a Democracia Multipartidária. Mas de democrático não tem nada. Seus integrantes, por exemplo, não podem ver mulher de minissaia. Elas apanham e suas vestes são arrancadas." Entre nós, a caça à minissaia teve momentos dolorosos nos anos 70, logo a seguir à independência.

8 comentários:

Joaqum Macanguisse disse...

Dr serra gostaria de usar da sua experiência para saber de 3 coisas .
1- se por exemplo nos paises europeus , america em algum periodo historico houve essa viragem brusca da forma das pessoas serem ( modo de vestir , o respeito com terceiros concretamente com base na idade ,estado fisico ,.. ).digo isto por nos perdemos as boas caracteristicas duma forma rapida.
2- nos paises do primeiro mundo quem tem zelado mais pelas boas maneiras de estar na sociedade ? ( igreja,sociedade civel ou governo )
3- Indo ao caso das minisaias em locais de trabalho ou ensino ,isto acontece duma forma agressiva no brasil e França paises que Dr serra bem conhece

Carlos Serra disse...

Devo confessar a minha profunda ignorância em relação aos tópicos que coloca. Teria gostado de pesquisar no terreno, mas não posso. No Brasil, a exposição do corpo feminino é feita expontaneamente, sem que isso, aparentemente, cause ressaibos. Em vários países do mundo o corpo feminino - em sua sexualidade proposta - não é tão motivo de tabu e restrição quanto em países como o nosso. Certamente várias causas podem ser apontadas e situadas em diversos contextos históricos. Seria interessante haver debate nesta postagem...

Anónimo disse...

Curioso e que as roupas que hoje brigamos e quase forcamos as pessoas a usarem-nas, nos moldes que fazemos, chegaram com o colonialismo portugues, mas hoje viraram tradicao. Saindo das zonas urbanas essa questao nao se coloca muito, continua comum o habito de as mulheres enrolarem-se em capulanas dos seios para baixo, e da cintura para baixo, deixando os seios a descoberto, sem causar problema algum. Parte consideravel dos paises do primeiro mundo sao bastante frios, mas quando vao aos bares e clubes, por baixo dos sobretudos as mulheres vestem parcas roupas, mas quando chega o calor e mesmo um tira roupa, lembrado que numa vaga de calor que atingia 30 graus, na capital Londrina as pessoas foram liberadas a ir trabalhar de camisetes e calcoes. Roupas nos Estados Unidos, fiquei a saber que em alguns estados e proibido usar roupas que deixem visiveis as roupas interiores.

Anónimo disse...

Afirmo que isso ai é uma desculpa para atacar as mulheres. Puro machismo

Anónimo disse...

Essa de machismo e interessante, porque tem mulheres que violentam outras que se vistam de roupas curtas, decotadas ou apertadas.

Anónimo disse...

Ainda sobre o machismo, nos Estados americanos onde a tal proibicao aplica-se, esta serve para individuos de ambos os sexos, nao sei se o machismo serve ai como resposta.

Reflectindo disse...

Bem interessante. Um ministro acorda e decreta uma lei que lhe agrada. O que muitos, mesmo membros do seu governo, pensam sobre o assunto não lhe interessa. Ele é para decidir sobre a ética ao seu saber.

Anónimo disse...

Quero ver coroas de minissaia!