20 setembro 2008

Mbeki aceitará pedido de resignação

Segundo a BBC, o presidente da África do Sul e mediador do acordo de partilha de poder no Zimbabwe, Thabo Mbeki, aceitará um pedido de resignação do cargo logo que todas as formalidades constitucionais estiverem reunidas. Há alguns dias, um juiz sugeriu que Mbeki poderá ter interferido num caso de corrupção contra o seu rival no ANC, Jacob Zuma. Se quer ler em francês uma notícia mais desenvolvida e analítica, faça-o aqui no Le Monde. Se pretende ler em português, use o tradutor google situado no lado direito deste diário. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio das referências.
Adenda às 17:23: através de um despacho de João de Sousa, a Rádio Moçambique confirmou a notícia, dando quase por certa a resignação e avançando que vários ministros poderão também resignar, ficando a África do Sul temporariamente dirigida pelo presidente do parlamento. Já agora, leia aqui a notícia no UOL brasileiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tudo indica que a news é real. Triste noticia para os Sul Africanos. Mas acretido que eles merecem o Dirigentes que tem! Zuma como futuro presidente será um caos para a SA. Mas a política é assim mesmo: lixo.

Logaritmo

Anónimo disse...

Mbeki ainda sera recordado por ter conseguido manter alguma coisa no Zimbabwe impedindo um colapso total da economia zimbabweana teria registado, nao fosse a injeccao financeira que realizou no pais, com consequencias num exodo para a Africa do Sul, preferencialmente, mas para outros paises da regiao tambem, com consequencias desastrosas. Sera ainda recordado por ter impedido que Mugabe desesperado e no braco de ferro abrisse as portas todas a China, como fez mocambique em relacao a URSS quando todas as outras fecharam-se-nos. Zuma ate pode ter muito boa vontade para 'readress political inequalitues from the past', mas nao havera recursos suficientes para fazer isso tudo de uma vez, e nesse sentido nao superara Mbeki, que fez um trabalho maravilhoso na Africa do Sul. Zuma bebera do seu proprio veneno, nao satisfara os apetites dos milhares de sulafricanos ainda sem norte.

Reflectindo disse...

Escreveste bem, tu oh anonimo, pena é que tudo é em anonimato. Um grande abraco para ti