10 setembro 2008

Globalização abre oportunidades (trabalho do moçambicano Raide Namuali) (1)

Do leitor Raide Namuali - natural de Namarrói, província da Zambézia, estudante universitário da Faculdade de Administração de empresas da UNICAMPO-PR/ Brasil - recebi com pedido de publicação um artigo do qual publico hoje a primeira parte:
"A globalização está mudando a cara do mundo como nós o conhecemos - e mudando para melhor. A economia moderna não está mais circunscrita às fronteiras e limites locais. E cada vez mais empresas estão actuando com essa mentalidade. É comum que empresários busquem os locais com custos de produção mais baixos. Até há pouco tempo, uma empresa instalada em Quelimane se limitava a comparar diferentes regiões da cidade. Outras empresas procuram as melhores áreas de Moçambique para trabalhar. Hoje em dia, no entanto, essa procura é feita em todo o planeta. Para muitos empresários, a resposta na hora de produzir tem sido a China. Já na hora de vender a produção, é possível que a aposta seja os Estados Unidos. Um aspecto importante da globalização, portanto, diz respeito à abrangência do olhar. Há outro ângulo importante, que se refere ao comportamento interno das empresas. Uma dada corporação é global se seus executivos forem recrutados mundo afora. Se todos pertencem ao país da própria companhia, então ela não é global, ainda que venda em todos os países do mundo."
Nota: desculpe a demora na publicação, Raide.

3 comentários:

umBhalane disse...

"Se todos pertencem ao país da própria companhia, então ela não é global, ainda que venda em todos os países do mundo."

Interessante ponto de vista.

Alguém quer comentar?

Anónimo disse...

Este artigo é muito importante para os empresários e estudantes das áreas de económia.
É importante salientar que moçambique está perante uma região de comércio livre e, nós temos que começar a procurar lugares fertis para ganhar dinheiro. É muito notável a presença dos Indianos, Nigerianos, Somalianos entre outros em nosso país.

A 1ª coisa temos que regionalizar os nossos meios de comunicação para vendar a nossa imagem.
A 2ª capacitarmos os nossos quadros para competir neste mercado acirrado.
A 3ª plano estratégico de negocios e em nível diplomatico.

Recomendo leia este artigo até ultima parte.

O desenvolvimento do país depende de todos nós.

MOZVOZ disse...

Raimundo Namuali
A globalização não pode ser tida como um fenómeno novo, pelo que já mudou, mudou o mundo, e infelizmente o teu, nosso país ficou para traz; tenha em atenção que a globalização refere-se a um conjunto multidimensional de processos sociais que criam, multiplicam, estendem e intensificam interdependências e intercâmbios sociais à escala mundial enquanto, ao mesmo tempo, encorajam nas pessoas uma consciência crescente de ligações cada vez mais profundas entre o local e o longínquo, ao que para não me alongar, levo-o a uma observação do uso das tecnologias de informação, o papel dos meios de comunicação e o grau de dificuldade que ainda constitui, por manobra politica, o acesso a informação, no nosso Moçambique, moçambicano – o que como moçambicano, só admito que se fale de Moçambique na aldeia global como globalizado pois temos uma participação bastante residual, neste processo – abra a mente dos nossos governantes, para que possam abrir caminhos para que possamos começar a ter um papel activo neste processo. Você consegue saber, o que está acontecendo neste preciso momento na Zambézia? – a liberalização e integração global nos mercados, está longe de ser, se não como fornecedores de matéria prima, barata.