10 outubro 2007

Mandatos kafkianos

Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), termina na próxima quarta-feira o prazo de entrega das listas dos candidatos dos partidos políticos às eleições provinciais. Para se estar na lista tem de se ter cartão de eleitor. O recenseamento ainda não terminou e em vários pontos do país nem sequer começou ou, se começou, mantém-se com severos problemas, entre os quais avarias no material informático. O problema, agora, é que é o recenseamento que determina o número de mandatos por província. Não estando o recenseamento quer terminado quer começado em vários pontos do país, como resolver o problema dos mandatos? Com mandatos provisórios - responde, calmo, o presidente da CNE, Leopoldo da Costa. Situação no mínimo bizarra, esta. Leia, a propósito desta situação frontalmente ilegal, o editorial de hoje do "Magazine independente", da autoria de Salomão Moyana.

11 comentários:

Anónimo disse...

Professor, as coisas quando são feitas em cima do joelho desembocam neste tipo de resultados. Agora, o que me entristece nisto tudo, é o facto de aparecer, apenas, o boss da CNE como responsavel de toda esta trapalhice. Na verdade ele é quem aparece mas os responsaveis são os dois maiores partidos politicos nacionais que querem eleições em Janeiro a todo custo.

Também não entendo porquê é que o actual boss da CNE aceitou fazer papel de piloto quando na verdade, aquele órgão, é pilotada por interesses externos ao 737.

Para entender tudo isto , há que ter os pés assentes no país de marrabenta, porque de fora, qualquer um que tente entender, poderá acordar na psiquiatria.
Jorge Saiete

Carlos Serra disse...

Tudo parece, estranhamente, estar bem mais desorganizado e ao sabor do improviso do que em trabalhos anteriores. E a minha pergunta - ainda sem resposta - é por quê.

Bayano Valy disse...

Começa-se muito mal. Se já começam a cometer ilegalidades, estou a imaginar como será quando for de dirimir possíveis conflitos eleitorais.

Carlos Serra disse...

Justamente. Estão a surgir situações que podem dar origem a debates eleitorais sem fim. Continuo a interrogar-me sobre por que razão começámos um recenseamento com este, informático, novo, tão em cima da hora, sobre por que razão não nos preparámos para instalar as coisas, testá-las, etc. Tanto quanto julgo saber, o presidente da CNE é um homem probo.

Bayano Valy disse...

A política tem a sua lógica caro Professor, e não me ocorre que os probos não acabem se curvando à lógica da política. Como dizia o Lord Acton: "O poder corrompe, mas o poder absoluto corrompe absolutamente".

Anónimo disse...

Buyano, deixou um comentário muito feliz. Na verdade o poder corrompe e quem não aceita ser corrompido é submisso pelas suas garras, querendo ou não. Agora, resta aqui saber se ele foi corrompido voluntariamente ou sentiu-se num beco sem saida.
Jorge saiete

Anónimo disse...

Se Leopoldo fosse tao diferente da escumalha de incopententes que tomou conta deste pais, tao profissional, tao honesto consigo mesmo, tao realista, tao veridico....

Certamente que faria como aqueles que verdadeiramente sao!!

Os homens se revelam quando sao postos a prova. Eh nestas situcaoes que se ve quem tem tomates...e nao quando estamos num bom Banquet..saboreando um Whisky as custas do Erario Publico.

Forca Leopoldo..mostra-te!!!

Carlos Serra disse...

Vamos aguardar os resultados, eventualmente próximos, deste imbróglio. Em Tete, por exemplo, o processo continua emperrado.

Anónimo disse...

Sempre pensei que o Leopoldo seria o pior de todos, porque todos no meu país tendem ser piores dos seus antecessores. Näo vamos esquecer que Leopoldo foi buscado qd as coisas tentavam a ser outras. E ele não se questionou sobre a sua necessidade, a sua verdadeira tarefa? Tenho dito

Carlos Serra disse...

Fenómenos como os que estão a ocorrer podem suscitar uma exasperação reactiva quando estivermos confrontados com os resultados eleitorais.

Anónimo disse...

Leopold pode ser boa Pessoa, Bom Medico, bom amigo, MAS BOM GESTOR TEM QUE TER OUTRAS HABILIDADES.

No entanto, forca Leopold...O proximo, a enterrar sua reputacao eh o Paulino. Ja ta de volta das Provincias?? As vezes o tamnho da cobertura jornalistica e o vigor das suas visitas faz-me confundi-lo com PR..talvez seja pela similaridade de PGR e PR.