25 outubro 2007

Febricidade guebuziana

Foram há dias criados mais dois ministérios, o da Casa Civil e o da Função Pública, com todo o cortejo de despezas acrescidas que vão implicar. Naturalmente que isso permitirá satisfazer uma parte da elite desejosa que a rotação de poder seja mais célere. Entretanto, foram exonerados três governadores provinciais (Cabo Delgado, Manica e Gaza). Num espaço de uma semana é um movimento tsunami, de febricidade estatal, significativo, com o dedo decisório do presidente Armando Guebuza. Alguém tem ideias sobre o que se está a passar? Podem os dois fenómenos ser associados? Seria interessante sabermos, por exemplo, por que foi exonerado o governador de Cabo Delgado, lá, uma zona histórica da luta armada de libertação nacional. Eu não sei. Vocês sabem?

11 comentários:

Anónimo disse...

A analise de uma semana nao permite tirar conclusoes solidas. Mas seria interessante saber que ja sao cinco mudancas ao nivel dos governadores provinciais, um numero x de admnistradores distritais exonerados e um Ministro posto na rua.

Ha mais por vir.

Carlos Serra disse...

Isso mesmo, precisamos colocar os dados no puzzle.

Bayano Valy disse...

Quem exonera o exonerador? Quanto a mím essas exonerações já deveríam ter ocorridos há tempos visto os exonerados terem estado na vanguarda de reprodução dos chavões do chefe, e sem objectivos palpáveis. lembram-se do caso da madeira em CD e a resposta do chefe? recentemente em gaza lemos que houve atropelos na iradiação de um camarada - a frelimo que se preza que os seus assuntos fiquem intra-murros não deve ter gostado da forma como o processo foi tratado, acabando saíndo ao público.
mas continuo questionando, quem exonera o exonerador? numa equipa de futebol ou numa empresa quando não há resultados há chicotadas psicológicas, e eu penso que guebuza parece não ser o homem indicado para estar em frente dos destinos de moçambique. deve ser chato estar na sombra do JC

Carlos Serra disse...

Guebuza está cada vez mais samorizado?

Bayano Valy disse...

talvez ele leu mal o "mood" popular e pensou que se quisesse alguém com mão firme, e as alianças que fez com os samoristas parecem não estar a surtir efeito. samora foi único na história desta nação, como o foi JC. se guebuza saísse hoje, qual seria o seu legado?

Anónimo disse...

Eu creio que ha aqui um problema de Lideranca, e faco votos para nesta sua reflexao que hoje comeca a FRELIMO assuma isso e trabalhe para corrigi-la.

Ou estes camaradas pereceberam mal a mensagem do Chefe, ou o Chefe transmitiu mal a sua mensagem. A verdade eh que muita coisa nao anda bem.

Por mim, creio queo problema comeca no topo. Eh triste dizer isso, mas esta eh a verdade. O PR entrou com ar populista, transmitiu essa postura aos seus subordinados, e este que tano queriam agradar ao chefe foram tambem se tornando populistas. Entretanto, nenhum deles foi capaz de traduzir discursos em accoes e resultados concretos. Depois eh isso que se ve, exoneracoes para aqui exoneracoes pra la. Nao que elas nao devessem ocorrer, mas tambem creio que algo mais profundo tera de ser feito no seio da FRELIMO para que se corrigam os erros cometidos com este Governo.

Pipas

Anónimo disse...

Nao querendo deixar de concordar com a opiniao do primeiro interveniente quando diz que uma análise de uma semana nao permite tirar conclusoes sólidas, gostava de deixar aqui alguns "ecos" que timidamente se fizeram sonar em algumas esquinas da terceira maior baia do mundo, quem sabe talves sirva de ingrediente para montar esse enorme puzzle por forma a perceber a exoneracao do Coronel Mathe. (i) O efeito comparacao Pacheco Vs Mathe resultante do estágio de (sub)desenvolvimento e (de)crescimento da Provincia ; (ii) Aparente descontentamento do sector empresarial local, nacional e estrangeiro e o consequente abandono da provincia de alguns empresários face ao aparente distanciamento entre estes e o Sr. Ex governador Mathe;(iii)Algumas declaracoes proferidas pelo Ex governador Mathe, nas reunioes por ele orientado, em que fazia questao de lembrar aos seus camaradas que ele é amigo pessoal do Guebuza portanto, o lugar de governador estava garantido. Como consequencia dos seus supostos pronunciamentos e actos, durante a última visita que o Presidente Guebuza efectuou a provincia de cabo delgado,a populacao fez questao de "acertar as contas" com o seu governador num comício publico dirigido pelo presidente Guebuza em que o Pacheco estava presente, sendo que este último foi evocado com ponta e circunstancia.

Diz o ditado popular : "Nao há fumo sem fogo".

Anónimo disse...

Ok,ki uma responsavel provincial saio de uma reuniao com o Governador de CD a chorar...tambem eh verdade. Que ele era autoritario, tambem me disseram os seus colaboradores directos.

Bom, o Coronel vai voltar ao exercito!!! Mas quem o pos la em CD?

Anónimo disse...

Professor talvez o toque de magia de pretender ser samoriano na fala, mas burgues na pratica seja tambem um dos calcanhares de aquiles, ao estilo afinal quer comer sozinho? Geremias Ngoenha que considerava "va da woche" (comem sozinhos) ja naquela altura, o que diria hoje?

Pergunta sobre legado, alguma vez houve neste pais tanto fogo numa sentada, quantos foram este ano, que ainda pode trazer mais surpresas? Ai esta o legado.

Mais legado, quantas decisoes tomadas para no momento a seguir fossem inconstitucionalizadas ou levado a marcha a re, quando avisos nao faltaram, sobre os governadores tambem, alguns dos quais de saida, talvez para ministro das chamas ou dos fogos.

Mais legados?

Anónimo disse...

Estou a espera alguma coisa que venha do Pedro Nacuo, mas se esperarmos de um governo funcional, estamos enganados. No governo de Guebuza é fácil subir, basta apresentar cartões dos outros partidos e repetir a palavra de ordem. Do resto não vejo nenhum governador que faca algo.

Matsinhe disse...

Quem exonera o exonerador somo nós Bayano. Mas só temos chance disso de cinco em cinco anos e faremos isso se, conscientemente, ao fim do prazo que lhe demos para governar concluirmos que nada do que foi prometido foi cumprido.
Perguntar pelo legado de Guebuza num momento em que ele ainda está a implantar a sua máquina me parece inusitado e, de certa forma, exagerado.
É um facto que muitos dos governadores cairam de paraquedas nas funções e estão perdidos nas funções. Há pois necessidade de renovar. Este renovar pode ser por consciência de que algo nõa está a andar bem e é preciso dar novo impulso (isso, quanto a mim é excelente: reconhecer erros) e cá estamos camaradas. Esperemos que este sdêm o novo impulso.

Espero tb que os ventos cheguem a niassa.