19 outubro 2007

Curandeiros assaltam Maputo

"A capital do país, Maputo, tem sido nos últimos anos uma escala preferida dos “médicos” tradicionais ou praticantes da medicina tradicional estrangeiros, que de forma regular se fazem a Moçambique ou fixam residências com o propósito de exercer a sua actividade." - leia aqui um trabalho da jornalista Anabela Massingue.

7 comentários:

Anónimo disse...

Digamos que são os "salvadores profissionais" os vendedores da fé. Já Dizia Gilberto Gil que eles prometem a salvação contando que primeiro agente pague. E Diz ainda que eles dizem que tem como abrir os portões do céu e pela qualidade de vida que a cidade grande leva, julgo ser um bom palco de actuações...

Carlos Serra disse...

Justamente! O mercado é vasto.

Anónimo disse...

Que acção de fiscalização exerce o Estado sobre eles? Como é que os responsabiliza pelas suas acções de "cura"? E que receita dão eles ao Estado? E, se não dão, porquê? E ... e...?

Carlos Serra disse...

Já coloquei aqui, faz tempo, esse tipo de problemas. Mas creio que a atribuição ao fenómeno de uma natureza cultural "intrínseca" afasta qualquer possibilidade de o analisar melhor.

cuamba disse...

com tantos problemas sociais, o afluxo de curandeiros a cidade de Maputo torna-se inevitavel, afinal eles prometem a salvacao e vida eterna...

Carlos Serra disse...

Esse um campo que a IURD, por exemplo, tem sabido explorar muito bem, com um zelo empresarial e uma capacidade de perceber as fragilidades sociais inigualaveis.

Anónimo disse...

Oscar González Quevedo fala muito destas questões...