22 abril 2007

Urina de vaca para purificar estudantes na Índia


"Mumbai - Professores indianos borrifaram urina de vacas em estudantes de castas inferiores para afastar o mal e purificá-los, segundo relatos no sábado, em um país onde milhões de pessoas permanecem oprimidas por um antigo sistema de castas hindu."
Lembrei-me de que há dias a direcção da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane interditou o ritual de recepção de caloiros devido a sevícias consideradas chocantes, como, por exemplo, besuntar os caloiros com tinta.

2 comentários:

Bayano Valy disse...

É deveras triste que em pleno Século XXI aínda prevaleça a ideia de que alguns cidadãos são de segunda classe e portanto inferiores. Pior aínda quando isso acontece numa das maiores democracias do mundo.
Todavia, é preciso frisar que esta é uma realidade visível do problema: nos EUA, continuamos a ter bolsas de discriminação racial do tamanho do buraco do Ozónio. A elite norte-americana não só trata com desdém as suas ppopulações mais carenciadas como não considera cidadãos de outras partes do mundo no mesmo pedestal - aínda se recordam do comentário da antiga Secretária do Estado, Madeleine Albright, quando questionada sobre a morte de cerca de meio milhão de crianças iraquinas no auge do boicote contra àquele país? Vejam como Israel trata os palestinianos? Graças a Deus o apartheid já acabou. Mas também é preciso recordar que Mugabe trata a oposição e seus simpatizantes como se não se tratassem de cidadãos com os mesmo direitos que os outros.

A Humanidade está em crise!

Carlos Serra disse...

Um quadro triste e humilhante, sem dúvida.