Segundo o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, mais de metade do lucro bruto das empresas (50.9%) é gasto no pagamento de impostos. De acordo com um especialista, um estudo feito em 15 países entre 200 e 2004 revelou que o custo do crime e dos pagamentos extra-oficiais atinge no país cerca de três por cento das vendas.
Estima-se, ainda, que as empresas que participam nos concursos públicos gastam mais de seis por cento do valor do contrato para tentar assegurá-lo por vias não formais.
Finalmente, o Banco Mundial revelou que entre 115 países, Moçambique ocupa a 110ª posição entre os menos atractivos destinos do investimento.
(In “Savana”, edição de hoje)
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Melhor investir nos dumbas onde não se paga impostos.
Enviar um comentário