Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Sobre o "Impostos" do Mosca, apenas contribuir com a analize,
Quando se fala de aumento da base tributaria, temos que considerar que existem 3 tipos de nao pagadores apenas, na minha modesta opiniao:
1- os que nao tem para pagar, ou seja aquele cujo rendimento a existir, 'e inferior ao seu custo de sobrevivencia digna,
2- membros e amigos do partido e do governo a quem sao concedidas isencoes formais ou informais.
3- aquelas que tendo condicoes, sao integrados ou empurrados para a fuga ao fisco em funcao 'a corrupcao reinante no seio das financas, autoridade tributaria, alfandegas, etc.
Nessa bese, basta que se governo considere que os tais referidos no ponto 2 passem a pagar, que a situacao melhora e esperar que mao invisivel do mercado se faca sentir, e se equilibre as regras de jogo duma economia de mercado, onde o nosso governo tem estado a interferir ao garantir condicoes para monopolio aos operadores de olhos azuis e cash por baixo da mesa,
em relcao aos descritos no ponto 3, tambem o problema reside na cultura de roubo imposta por aqueles que tem a autoridade.
agora tentar cobrar aos referidos no ponto 1 'e um erro crasso, e ate estupido na minha opiniao, pior ainda quando se comeca a gritar e a fazer de conta que se esta a trabalhar mandando a policia arrancar produtos aos vendedores ambulantes, auditorias e multas injustas e discursos de auto-estima pra fugir 'a responsabilidade.
Enviar um comentário