21 outubro 2008

Mais desemprego e pobreza no mundo

Devido à crise capitalista mundial, o número de desempregados em todo o mundo poderá atingir os 210 milhões até finais de 2009 - 20 milhões mais do que em 2008. Enquanto isso e segundo as Nações Unidas, cerca de três mil milhões de pessoas, quase metade da população mundial, vive com menos de dois dólares por dia.
Observação: é sempre confortante pensar na pobreza enquanto estado natural, produto da incúria e da preguiça ou do crescimento populacional enquanto variável independente das relações sociais. Ou, então, dirão os mais sofisticados da praça, trata-se de um "ponto de vista", em última análise de "pobreza mental". Bem mais difícil é ver a pobreza como produto dos processos capitalistas de acumulação. Enquanto isso, noticiou a TVM que a Via Campesina "reprova a Revolução Verde e considera que esta não é a única saída para resolver os problemas da crise alimentar que afecta vários países do mundo. Reunidos em Maputo, os membros desta organização internacional afastam qualquer hipótese de sucesso vindo da Revolução Verde. Sustentam a sua crítica dizendo que esta revolução só vai dar comida hoje aos esfomeados e que depois haverá fome para sempre." Já agora e a propósito da conferência internacional da Via Campesina, recorde a posição da União Nacional de Camponeses de Moçambique, aqui.

6 comentários:

Anónimo disse...

Pobres teimosos nao estao a ver que os seus governos estao a dizer de que a pobreza esta a diminuir

Anónimo disse...

http://www.tvm.co.mz/content/view/1181/77/

Carlos Serra disse...

Muito obrigado por ter permitido melhorar a postagem.

Anónimo disse...

"Presumida" pobreza dizem certos "pensadores"...Depois isso não é tema "digno"...Bláblá.

Anónimo disse...

É assustador que metade da população mundial viva com apenas 2 dólares ou menos. Um absurdo. O mundo é muito desigual e cruel. Engraçado é ver a turma de Bush e os presidentes europeus conseguirem bilhões de dólares da noite para o dia para salvar bancos. Enquanto dinheiro para salvar a população mundial é muito difícil. Todos no fundo, incluída a ONU, são hipócritas e demagogos. Belo artigo Prof. Serra, torço pelo seu blog no The Bobs, Um grande abraço.

Carlos Serra disse...

E creio que a situaçcão irá piorar.