05 outubro 2008

Espermicida da coca-cola e pulgas saltadoras

Hoje é domingo e não fica mal um pouco de humor digestivo. Vamos lá, então.
Foram anteontem outorgados os prémios Anti-Nobel - IG Nobel 2008 - no decorrer de uma festa na Universidade de Harvard, Boston, Estados Unidos (mas atenção: as investigações premiadas são sérias e passaram pelo teste do peer review científico). Por exemplo:
Paz: Comité Federal Suíço de Ética sobre Tecnologia não Human e o resto de cidadãos suíços, por terem aprovado o princípio legal de que as plantas têm dignidade.
Biologia: Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc, da Faculdade de Veterinária de Toulouse (França), por demonstrarem que as pulgas saltam mais sobre os cães do que sobre os gatos, em artigo publicado no Veterinary Parasitology.
Medicina: americano Dão Ariely, por demonstrar que a medicina falsa mas cara funciona melhor do que a medicina falsa e barata, com estudo publicado no Journal of American Medical Association.
Química (compartilhado): americanos Sheree Umpierre, Joseph Hill e Deborah Anderson, por descobrirem que a coca-cola é um espermicida efectivo, em trabalho publicado por New England Journal of Medicine; taiwaneses C.E. Hong, C.C. Shieh, P. Wu e B.N. Chiang, por descobrirem justamente o contrário e publicá-lo em Human Toxicology.
Economia: Geoffrey Milhar, Joshua Tyber e Brent Jordan, da Universidade de Novo México (EEUU), por descobrirem que os ganhos de uma bailarina de striptease dependem de seu ciclo menstrual, com trabalho publicado no Evolution and Human Behavior.
Confira aqui, aqui, aqui e aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, por me ter chamado a atenção para o tema.

4 comentários:

Anónimo disse...

E um estudo moçambicano divuldado muito recentemente revelou que as mulheres brancas são tendencialmente consideradas mais bonitas do que as mulheres negras. Para que tipo de prémios Nobel seria este considerado?

Carlos Serra disse...

Oh...E onde posso localizar semelhante estudo?

Anónimo disse...

Infelizmente não dei grande atenção e não tenho as referências. Mas o lançamento foi transmitido pela televisão mesmo nesta semana.

Carlos Serra disse...

Bem, pus-me em campo e acabei por localizar o trabalho na internet. Irei postar algo a respeito.