03 outubro 2011

Teoria do conhecimento de Samora Machel (5)

"Ao pegarmos em armas para derrubar a ordem antiga, sentimos a necessidade de criar uma nova sociedade, forte, sã, próspera, em que os homens livres de toda a exploração colaborariam para o progresso comum" ( Samora Machel)
Mantenho-me no segundo ponto do sumário desta série.
2. Da luta de libertação nacional à luta de libertação social. Para Samora Machel, como para Eduardo Mondlane ou para Amílcar Cabral (para só citar alguns nomes), a independência nacional teria de estar intimamente ligada à independência social, à real melhoria das condições de vida daqueles a quem Frantz Fanon chamou "condenados da terra". Por outras palavras, não bastava corrigir injustiças coloniais, as relações de produção teriam de ser mudadas. Neste ponto, Samora foi bem mais teorizador e sistemático do que Mondlane.
Permitam-me prosseguir mais tarde este ponto.
Adenda 1: permitam-me sugerir-vos a leitura em 15 números da minha série intitulada A cada um segundo as suas necessidades, a cada um segundo o seu Samora, aqui.
Adenda 2: permitam-me, também, sugerir-vos a leitura das afirmações de uma filha de Samora, Ornila Machel, aqui.
(continua)

2 comentários:

BMatsombe disse...

Também poderíamos recordar Agostinho Neto.

Salvador Langa disse...

E se Machel voltasse ao nosso convívio?