26 outubro 2011

Ainda os desmobilizados: Expresso+mediaFAX

Jornais digitais "Expresso" e "mediaFAX", edições de hoje, respectivamente aqui e aqui. Recorde mais abaixo neste diário, aqui. Se quiser ampliar as imagens, clique sobre elas com o lado esquerdo do rato.
Adenda às 19:31: segundo a "Rádio Moçambique" no seu noticiário das 19:30, os desmobilizados abandonaram o Recinto António Repinga, prometendo regressar na próxima quarta-feira caso não haja resposta às suas exigências.

3 comentários:

ricardo disse...

E O SALÁRIO DA FUNCAO PUBLICA?…

Já lá vão uns bons dias que ouvimos queixas constantes de funcionários públicos que ainda não receberam o seu vencimento pago como habitualmente via banco. O que é um facto “NORMAL” na nossa função pública, deixa de sê-lo quando descobrimos que num mesmo sector, uns podem ter recebido outros não; para uma mesma categoria, uns podem ter recebido outros não; para categorias diferentes, uns podem ter recebido outros não. E para nos esclarecer sobre isso. NADA. Nem uma palavra! É inadmissível e inaceitável esta situação. É preciso explicar porque uns são mais afortunados que os outros, independentemente do seu desempenho profissional e importância na organização. Afinal qual é o critério para se ser beneficiado pelo vencimento? E mais, quando ele sai, vem parcelado. Primeiro o vencimento base, depois o suplemento e por aí vai. Em dias diferentes, enfim, uma grande maçada.

Como ninguém me esclarecia nada sobre este assunto, fui fazer uma investigação pessoal. E constatei que o problema está no CEDSIF, Contabilidade Pública e na DNO. Constatei também que, pela primeira vez na sua história, a AT por exemplo, foi colocada por aqueles franco-juizes das finanças no mesmo nível de prioridade do Ministério da Saúde, do Ambiente e até do Interior. Não sei se isso lhes honrará, porquanto, falando com pessoas daqueles ministérios, fiquei a saber que apenas uns poucos, nas sedes em Maputo, portanto, é que já receberam e a mais de 7 dias, quando outros (a maioria) já não recebe a mais de 3 meses!

Conclusão. Os desafortunados funcionários públicos que estão nas províncias, sectores autónomos e operacionais daqueles ministérios estão entregues à sua sorte. Como pode um Estado de direito que diz ter no distrito o polo do seu desenvolvimento, penalizar justamente os heróis que lá vivem? No caso da AT, como pode um Estado penalizar uma instituição responsável pela arrecadação da receita do Estado, e que vem subindo e a níveis estáveis, receita afinal que paga os salários e regalias daqueles que no CEDSIF, Contabilidade Pública e na DNO deveriam é resolver um problema que grassa à meses e não desligarem o telemóvel dizendo que estão em reunião ou workshops com os doadores? Quando um plano de comunicação é substituído pela arrogância, o resultado fica logo à vista. E quando não se esclarece devidamente, autoriza-se a especulação. Por exemplo, a vox populi sugere que a verba dos salários foi desviada para reforçar os apparatchick das autárquicas, congresso de 2012 , as estátuas e as festividades do Ano Samora Machel. O que tem uma certa lógica, pois o dinheiro não nasce expontaneamente nos cofres do Estado.

Mas não posso deixar de perguntar. Valerá a pena modernizar os processos de trabalho na Função Pública se for para ficar pior?!

Eis a questão.

BMatsombe disse...

Indignados aumentam de número em todo o mundo. E não é por causa só dos ditadores, aliás o Professor tem tentado dizer isso. Tentar parar a roda da história com demagogia já não resulta.

TaCuba disse...

Há antigos combatentes da luta de libertação nacional a viver na miséria, eles são criadores da pátria.