Em epígrafe o título da notável obra - Os condenados da terra (1961) de Frantz Fanon -, que creio excepcionalmente actual, várias vezes referida nesta diário. Permitam-me sugerir-vos a leitura em espanhol na íntegra aqui e, em inglês, o capítulo intitulado As desventuras da consciência nacional, aqui. Para traduzir, aqui. Se quiserem ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
O tercero capítulo da obra ficaria melhor assim - desventuras da consciência nacional e venturas da burguesia enriquecida.
Venturas, diz bem, melhor ainda quando petrolíferas.
Olá,
Obrigado por compartilhar a informação.
Está disponível há alguns meses uma edição em português do Brasil, de 1968, aqui , em pdf.
Enviar um comentário