24 outubro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (22)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Mais um pouco da série, mantendo-me no quarto ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses, procurando continuamente problematizar um tema que requer pesquisa aprofundada.
3. O enquadramento das representações pelo passado sobrevalorizado.  O passado valorizado é extraído da história e congelado num postulado acrítico e primordial. Não importa colocar-se a hipótese de o ensino desse passado bom ter sido mau, regra geral mnemónico, técnico, executado num leque de poucos estabelecimentos de ensino, com turmas pequenas. O que importa é que ele era superior, bom porque o nosso actual é mau.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

1 comentário:

Salvador Langa disse...

Ora aqui está, mas de facto sempre me dizem que as aulas eram para se aprender.