Na China parece serem cada vez mais os candidatos independentes às eleições locais, jogando o Sina Weibo (250 milhões de usuários), rede de microblogues, um papel vector. Confira em espanhol aqui e aqui e em francês aqui. Para traduzir, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Mesmo muito interessante.
Segundo uma reportagem da CCTV que via a tempos, no ultimo congresso do PCCh 1/3 dos delegados eleitos eram independentes. Portanto, esta e uma experiencia superiormente experimentada e aprovada na China.
Sendo um sistema monopartidario, os independentes ajudam a manter o equilibrio nas decisoes do Comite Central chines, cada vez mais acossado com problemas economicos derivados do rapido crescimento e das assimetrias regionais. A alternativa a isto, seria a adopcao das politicas neoliberais do Banco Mundial e FMI.
Um dia ainda vamos ver o mundo com democracia à chinesa. Quem apostar?
Enviar um comentário