Texto e fotos gentilmente enviados pelo correspondente da Rádio Moçambique em Pretória, João de Sousa: "Na África do Sul a marcha da Juventude do ANC paralizou a parte baixa da cidade de Joanesburgo. Amanhã pode acontecer o mesmo em Pretória.
Uma marcha pacífica iniciada ao princípio da tarde. A ideia é exigir do ANC e do Governo aquilo a que os jovens deste País designam de “liberdade económica”. Os jovens estão neste momento a percorrer a pé os 62 quilómetros que separam a capital económica da capital política. Durante a noite de de hoje vão fazer uma vigília num campo de futebol, em Pretória, porque, por razões de segurança, lhes foi negado permanecerem nos jardins anexos à Sede do governo.
Os jovens exigem habitação decente e emprego. São a favor duma educação livre (sem pagamento de propinas) pela expropriação da terra aos agricultores sem qualquer indemnização, pela nacionalização das minas e do sector bancário. Querem que a riqueza seja distribuída tendo por base o preconizado na Carta da Liberdade.
Ao longo dos 62 kms de marcha entre JHB e PTA foram evocando a memória de Oliver Thambo.
A enorme adesão de jovens a esta marcha só vem provar a popularidade do polémico lider da juventude do ANC, Julius Malema.
Ao longo do dia de hoje algumas escolas estiveram encerradas, nomeadamente nos bairros de Alexandra e Soweto, onde vivem milhares de moçambicanos.
Amanhã a Liga da Juventude vai à sede do governo entregar uma moção de censura pela forma como a África do Sul está a ser governada.
Este foi mais um sinal importante da insatisfação popular. Um recado directo para o ANC e para o Governo de Jacob Zuma que surge numa altura em que se preparam as condições para o congresso do partido no poder a ter lugar no próximo ano.
Adenda: Não deixa de ser importante assinalar que a marcha da juventude do ANC é realizada exactamente no dia em que Oliver Thambo completaria (se fosse vivo) os seus 94 anos de idade. Oliver Thambo nasceu a 27 de Outubro de 1917 "
1 comentário:
Parasitas & Retrógados...
Só sabem é reclamar. Trabalhar, está quieto!
Enviar um comentário