07 dezembro 2008

"Domingo" e Renamo


Tendes aí uma parte de um trabalho inserto na edição do semanário "Domingo" de hoje. Reparai que Verónica Macamo da Frelimo e Ibramugy Magalhães do PIMO tiveram direito nas legendas ao que disseram. Mas Fernando Mazanga da Renamo, não, calhou-lhe a opinião do jornal (clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar). É um processo de diabolização total da Renamo e, por extensão, da oposição. Repare-se, por exemplo, no segundo extracto mais abaixo - cheio de prazer orgiástico - e repare-se no peso castrense da palavra "esmagada" (na sua edição de 23 de Novembro, o jornal publicou um trabalho com o título Frelimo esmaga Renamo). Isso parece-me muito interessante se tivermos em conta que a Renamo é sistematicamente acusada de violência em geral e de violência verbal em particular pelo "Domingo" e pelo "Notícias" (no caso deste segundo jornal, leia-se a crónica de sexta-feira do jornalista Jaime Cuambe, aqui).

8 comentários:

Anónimo disse...

Esses jornais da nomemklatura já conseguiram instalar em muitos o pensamento de um só partido a FRELIMO da monarquia. Mesmo dentro da RENAMO eles já infiltraram-se. Aqueles que são honestos não percebem que estão a fazer o jogo da monarquia. Afinal é mesmo fácil silenciar o pensamento.

Salvador Langa disse...

A história é escrita pelos vencedores (George Orwell)...

Anónimo disse...

Como o Povo Mozambicano exigir ao Governo e o Estado o uso correcto da TVM,Jornal Noticias e Jornal Domingo como midias publicos.Afinal estes midias nao vivem a custa dos impostos que nos o Povo pagamos?NAO HA MANEIRA DE PENALIZAR OS aDMNISTRADORES E gOVERNO DESSA SAFADEZA QUE PRATICAM E DESINFORMACAO,E TENTATIVA CONTINUA DE LAVAGEM DO CELEBRO A OPNIAO PUBLICA E AOS MOCAMBICANOS?

Reflectindo disse...

Como seria possível isso, meu/minha caro/a anónimo sem uma boa posicão na Assembleia da República, pelo menos?

Esses até são apenas jornais. O mais grave é a funcão pública que se confunde com a funcão partidária.

Anónimo disse...

Quanto à diabolização, eu penso que o Professor Catedrático Carlos Serra faz diabolização de sentido contrário. Tudo o que lhe cheire a FRELIMO é sistematicamente apresentado com evidente e estridente viés. Na forma de sarcasmo, na forma de ridicularização, na adjectivação escolhida. Tudo tendente à diabolização.

Héitor Mabindo

Anónimo disse...

Cá temos novamente o Dr. Serra com as suas escolhas "diabólicas".
O catedrático Carlos Serra e seus pares defendem que só houve democracia na Beira porque a Frelimo não ganhou na totalidade. Para eles têm crédito os jornais que falam de fraude ou os que dão ênfase a vitoria do Deviz. Só tem mérito os analistas que criticam a Frelimo.
Caros, se realmente querem a vossa Renamo forte, arregacem as mangas e comecem a trabalhar enquanto é tempo. Entrem no debate dos Quelhas, Araújos e outros que pedem um congresso para analisar a derrocada.
Se querem criticar a Frelimo, critiquem-na por ser extremamente organizada. A Frelimo começou a organizar as presentes eleições autárquicas em 2006. Quem não viu o congresso de Quelimane? Meus caros, a vitória prepara-se, a vitoria organiza.
Como diz o ditado, os cães ladram e a caravana vai passando.
Enquanto não derem ênfase as questões de fundo, a caravana passará sempre.
Ps. Relativamente ao Mazanga, peço que analisem as suas declarações logo após o anúncio oficial do resultados. Ele dizia que não sabia se a Renamo iria a segunda volta em Nacala porque os dados que eles tinham indicavam uma vitória folgada do seu candidato.
Ora, essa declaração contrasta com as afirmações dos seus pares em Nacala que diziam reconhecer a derrota, mas entretanto exigiam uma segunda volta.
Orgulhosamente Moçambicano, Nuno Amorim

Anónimo disse...

Cá está ele o cobardolas orgulhosamente tachista Amorim-voz dos contras-revoluncionários, anonimo/Mabindo/e seus muitos camaleões armado em professor. Se ele pudesse ressuscitava os campos Mtelelas.

Anónimo disse...

Caro Anónimo,
Sou cobardolas orgulhosamente tachista só porque tenho uma ideologia contraria a sua? Sou cobardolas orgulhosamente tachista só porque acredito no estilo de governação do Presidente Guebuza?
Sou cobardolas e tachista porque não sou acérrimo detractor do governo do dia?
Todos moçambicanos que votaram na Frelimo nas eleições de 19 de Novembro também são cobardolas e tachistas?
Se somos, então agradecemos os adjectivos.
Orgulhosamente Cobardolas e Tachista, Nuno Amorim