23 dezembro 2008

Imbróglio: como evitar a xixização urbana?


Estão a ver que terrível pergunta essa? Alguns leitores têm sugerido neste blogue uma campanha anti-xixi, dada a quantidade de urina desalmadamente vazada na cidade de Maputo (por exemplo), urina que apanha as acácias. Mas agora digam-me lá: como se pode evitar isso? Como se pode desxixizar a vida ao ar livre? Aqui fica a tosca mas complexa questão, vão sugerindo. Enquanto isso, podem passar os olhos por alguns textos sobre o tema aqui, num dossier do "Notícias".

10 comentários:

MANUEL DE ARAÚJO disse...

Professor,

Bom regresso de Madrid e ja agora Hola!

Venho juntar-me a sua campanha anti-xixizacao! De facto e horrivel passar por algumas zonas da nossa bela Cidade das Acacias! Quem sabe algumas licoes das Cidades da Beira ou Pemba onde foi possivel 'descagazar as praias'! Desculpem-me o termo e que entrei na onda...!

A bientout,

Boas festas

Anónimo disse...

Pois,

As acácias não somente são apanhadas,mas acredito que ficam bem "queimadas". Umas multas aos compatriotas queimadores de acácias se calhar ajudava a malta a "xixar" menos ao ar livre.

V.I

Carlos Serra disse...

As bases de muitas acácias estão em péssimas condições, especialmente na 24 de Julho.

Anónimo disse...

A melhor opção é fazer banheiros públicos. Aqui em São Paulo temos esse problema no centro da cidade, onde muita gente faz xixi na rua dada a escassez de banheiros públicos. Mas é preciso ser feita uma campanha de conscientização, para educar o povo a não fazer isso. É preciso mostrar as pessoas que isso está errado e que os modos devem mudar. Abraços Professor Serra. Um Feliz Natal e um excelente 2009 ao senhor.

Unknown disse...

Essa campanha só se for para construir um WC em cada esquina da cidade com uma pessoa a gerir porque fora isso as muitas e campanhas não vão servir nem o vendedor de rua não se consegue levar ao mercado! abraços

Joaqum Macanguisse disse...

baracas so dao xxi ! em cada 200 metros da cidade de mapito a uma barraca com lincença de "compra e vai" mas la residimos por umas boas tardes e noites.penso que a que iliminar as barracas reativando neste caso os antigos bares ,claro os que nao foram transformados em lojas de nigerianos

Reflectindo disse...

Concordo com que Chacate escreve, construcão de WC pessoas que as cuidam. E como tal com certeza teria que se pagar automaticamente na porta.

Daí, quem fizesse xixi fora das WC devia pagar uma multa pesada.

Anónimo disse...

achi que o unico caso de sucesso de que podemos nos orgulahr e levar como exemplo 'e a da "descagacao" publica na beira, porque a batalha da terceira baia mais bela do planeta esta longe de ser vencida...admira me como conseguiu passar para o clube das baias..etc...

Anónimo disse...

Na Beira já não se defeca na rua? Em que Beira vocês vivem? Uma cois é reduzir a incidência do fecalismo a céu aberto. Outra é eliminar. Creio que a Beira está longe de eliminar o fecalismo a céu aberto, sobretudo em bairros como a Munhava.

Anónimo disse...

Fico feliz porque isto esta a andar. Eu acho que deveriamos exigir que todos os bares e locais de venda de bebidas alcolicas tenham um lugar destinado a fazer o xixi. Caso contrario nao abrem... Simplesmente isso. Por outro lado temos de descultivar a ideia de que podemos fazer xixi na rua. É possivel sair de um lugar e nao ter que fazer xixi na rua, se a gente antes de sair se preparar. Isso de as pessoas fazerem xixi na rua e justificarem-se pelo facto de "nao haver casas de banho" tem que parar. Afinal somos racionais... Tenho visto muita boa gente a fazer xixi na rua... e nao é por falta de casas de banho, mas sim por costume. Temos que ter mais vergonha...