03 agosto 2008

Dez mandamentos políticos para os candidatos ao primeiro andar (4) (continua)

Se és ambicioso aprende que para chegares depressa lá acima tens de andar devagar cá em baixo e que para teres tudo amanhã não deves comer três vezes ao dia hoje, mas apenas pequeno-almoçar." (filósofo vivendo algures no planeta)
5. Precisas desmaledicenciar: não fales mal dos outros nos corredores do teu partido, cada outro tem também os seus amigos, os seus grandes, as suas confrarias de influência. Não comprometas ninguém, tu estás acima do diz-que-diz. Mas quando em causa estiverem membros ou simpatizantes dos partidos contrários e verificares que os chefes te miram, sê duro e definitivo, com abundante recurso às frases habitualmente por eles usadas. Sê paciente: as eleições aproximam-se, o primeiro andar espera-te.
6. Precisas palavra-de-ordemar: decora bem as palavras-de-ordem do teu partido. Nos momentos adequados, usa-las, com doçura ou com vigor, consoante o que fizer o chefe ou tiver sido fixado pelos pais fundadores do partido. Nada inventes, nada alteres: segue-as como os cães seguem os donos. E se escreveres em jornais, torna as palavras científicas (mensagem a passar: "sou cientista, mas falo a vossa linguagem, sou vosso, sou o vosso doutrinador"), a digestão fica mais douta, respeitável.
7. Precisas footingar: nas manhãs, cedo, nas artérias onde vivem os chefes, corre, footinga, devagar, modestamente, mas decidido. Não uses Adidas nem fato de ginástica caro: socorre-te de algo frugal. Se por acaso cruzares com um chefe, cumprimenta-lo sem excesso, mas com gratidão visível. Se escreves num jornal, footinga como se não estivesses a footingar, mas footigando. Não olvides nunca que não és o dono do tapete, mas apenas o tapete.

3 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Buéeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! Footingar!!! Sabe bem rir neste domingo frio!!!!

Anónimo disse...

Bom dia professor!!!

Esses mandamentos são universais.

"Footingar" é preciso!

NOTA:Fiquei alegremente satisfeita em saber que o senhor retornará (ou já retornou) ao Brasil.

Um abraço.

Carlos Serra disse...

Ainda não, Juraci, aviso quando estiver a partir...Abraço!