20 agosto 2008

Sopa de raças - a propósito do último livro de Paulina Chiziane


"A corda rebenta sempre do lado do mais fraco. O branco diz ao preto: a culpa é tua. O rico diz ao pobre: a culpa é tua. O homem diz à mulher: a culpa é tua. A mulher diz ao filho : a culpa é tua. O filho diz ao cão: a culpa é tua. O cão furioso morde o branco e este furioso, grita de novo para o preto: a culpa é tua. E a roda continua por séculos e séculos." - Paulina Chiziane, Niketche, Uma história de poligamia.
"Histórias de navegadores que se fizeram ao mar em busca de piripiri numa terra distante. Histórias das onze sereias, todas irmãs, sendo a Zambézia a mais bela. Memórias dos marinheiros e do chicote dos prazeiros. Histórias das donas e das sinhás. Da Companhia da Zambézia, da Boror, do palmar. Histórias das mulheres guerreiras que penetraram na fortaleza do invasor, roubaram as sementes dos homens e construíram a barreira da vida, mostrando ao mundo que, perante a mulher zambeziana, o invasor não tem omnipotência. Provando que a superioridade das raças era simples treta. Histórias dos deuses e dos montes que abençoaram a Zambézia com o sangue divino de pretos, brancos, amarelos, numa sopa de raças mais recheada que a sopa de pedra." - Paulina Chiziane em O Alegre canto da perdiz, seu último livro, p. 326. Estudei profundamente a história da Zambézia e posso por isso afiançar que a infra-estrutura histórica do livro de Paulina é excelente. Paulina? Sim, aquela que melhor escreve romances em Moçambique, sempre digo isso. Por favor: obrigatório ler o livro. E grande beijo de parabéns, Paulina!

2 comentários:

Anónimo disse...

Diferentes são as formas de se reproduzir cultura, várias são as maneiras de mostrar o que se é. eis um exemplo claro e fiel de como a nossa cultura se reproduz e como a "nossa maneira" de ser se mostra.

Muitos parabéns a Paulina

Katya disse...

Este livro da Paulina ta esplendido, alias, ela é uma escritora maravilhosa, da ultima vez que estive em Maputo o livro tina acabado de ser lançado e trouxe um Exemplar comigo para Angola, ja o li 2 vezes.
Parabens Paulina Chiziane