Pela primeira vez na história do Zimbabwe desde a independência nacional em 1980, o parlamento tem um novo presidente que não pertence à ZANU-PF de Robert Mugabe: chama-se Movemore Moyo, é da ala MDC dirigida por Morgan Tsanvirai, tem 43 anos e é um herói da luta de libertação. Confira aqui esse e outros desenvolvimentos políticos do Zimbabwe. Se quer ler em português, faça-o aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
23horas..
entrei para lhe desejar uma boa noite, se é que ai ainda não o é...hehhehe
Um forte abraço com saudades :-)
Lisa
Bom dia professor, podemos considerar este acontecimento como uma luz no fundo do túnel?
Marinho
Meus irmãos, a era de mudanças já está a começar embora a um rítmo muito lento mas, eu pessoalmente, sou optimista que estes movimentos lutadores africanos pouco-a-pouco irão, fisicamente, desaparecer. Este desaparecimento é lhes merecido à medida em que eles não acompanham a evolução da sociedade e ao pensarem de que só eles foram destinados para governar e perpetuar no poder. Parabéns MDC.
Sem dúvida que é um momento histórico. Porém, nenhum adiantamento se conhece ainda sobre qualquer real partilha de poder, pois as conversações para o efeito permanecem interrompidas.
É interessante em ver como foi a vitória do Moyo para presidente do parlamento. Para ser uma deterrota a Mugabe. Mas que implicacões traz isto para Mugabe que insiste em ser o homem todo poderoso?
Enviar um comentário