15 agosto 2008

Ainda o caso da jovem que "deu à luz" três chávenas em Gaza

Regresso ao caso da jovem que é suposto ter dado à luz três chávenas em Gaza:
1. Posição de um médico: um médico do Hospital Provincial de Gaza afirmou ser uma aberração científica uma mulher poder dar a luz três chávenas. A moça não teve nenhum parto, não gerou sequer. "Não é possível que um objecto de tipo chávena, copo, colher ou seja o que for possa ser gerado por uma mulher. Existem, eventualmente, outras razões se calhar de ordem meramente familiar que tenham pressionado esta situação” – afirmou um médico.
2. Posição da sogra da suposta parturiente: a sogra da jovem declarou-se triste com a situação "porque pela força de espíritos malignos, segundo ela, passou a ser avó de três chávenas." Não sabe o que dizer ao filho, quando este regressar da África do Sul. É coisa de feitiço, assegurou.
3. Posição do presidente da Ametramo: o presidente da Associação dos Médicos Tradicionais de Gaza declarou que a coisa era estranha. E acrescentou, recordado de um malfadado galo: "Há situações que eu vivi nos anos 80 de uma mulher que gerou um galo. Isto é feitiço, mas no caso vertente eu tenho algumas dúvidas. Vai ser necessário que as pessoas se ocupem de investigar, com profundidade, o assunto e a qualquer momento a verdade virá ao de cima".
4. Posição de um docente universitário: um docente da Universidade Pedagógica de Gaza disse que o fenómeno era um mistério do ponto de vista científico. E asseverou que "há aqui uma tentativa de busca de uma razão mitológica para encobrir uma pressão social que a jovem eventualmente deve estar a sofrer para manter a sua relação conjugal intacta. Isto envolve sempre aspectos de magia negra, que é sempre caracterizada por temor que muitas vezes permite retirar culpas perante os nossos actos."
(in "Notícias"de hoje).
Nota: recordo uma vez mais o arquitecto Mário Mabjaia em sua ironia calma na televisão, quando diz: a vida é muito complicada.

5 comentários:

Unknown disse...

Bom Dia Professor.

Fico muito satisfeito quando estes assuntos despertam interece na classe académica ou ciêntífica porque defacto há muitas situações no nosso País que acontecem sem explicação clara.

Por exemplo eu conheço uma criança que nasceu com uma parte do corpo com características de um macaco; há vezes o ser humano fica nove meses de gestação e quando chega a vez do parto! parir um animal de outra espécie!(como é a ciência explica isto)?

Agora! um outro problema é de a sociedade responsabilizar a mulher em casos de dificuldades de engravidar! acho que a mulher ainda tem muito que se libertar...

Pense comigo

Carlos Serra disse...

O Chacate acredita mesmo que uma mulher pode dar à luz algo diferente do ser humano? Abraço.

Nyabetse, Tatinguwaku disse...

Caro professor, não seja tão incrédulo! Afinal as chávenas existem! Só nos faltam as fotos e os testenhos...

Falando mais seriamente, acho que oque se deve estudar são as circunstâncias à volta do surgimento de tais noticias.

Beijinhos

Carlos Serra disse...

Justamente, Melita, o que mais apaixona é o processo de produção e de reprodução de um certo tipo de crenças.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Viva

Mais um caso interessante que desafia a imaginação e atrofia o entencimento científico: o esclarecimento devia ter enterrado esses fantasmas, mas, pelo que vejo, eles ainda estão vivos em Moçambique.

Abraço