16 julho 2008

Do corpo feminino (3) (continua)

Vamos lá prosseguir esta série com algumas ideias frustes.
Na imprensa, no bula-bula da nossa terra, dificilmente o corpo do homem aflora como objecto de estudo ou de crítica. O corpo do homem, do macho, não se discute: assume-se. Se o tronco masculino está à vista, se a nudez masculina surge à luz do sol, isso é considerado natural. Corpo de macho é natureza.
O objecto de estudo e de crítica é, invariavelmente, a mulher em geral e o seu corpo em particular.
Se está em causa uma avaliação dos costumes considerados hoje dissolutos, se está em causa ponderar sobre os riscos sociais dos corpos emancipados, se está em causa discutir a independência perigosa dos corpos, só há um corpo a ter em conta na crítica: o da mulher. É sobre esse corpo que a quase esmagadora maioria dos protestos sociais incide.
Se o corpo da mulher já é um problema, o corpo desnudo dela é uma catástrofe social - assim se sente e se faz pulsar na crítica. Se o corpo do homem é natureza, o corpo da mulher é sociedade: natureza aceita-se, sociedade discute-se e critica-se. Um homem a correr de tronco nu na 24 de Julho na cidade de Maputo é normal; uma mulher em idênticas circunstâncias, é anormal, é um perigo.
Convite: vamos lá discordar de mim...
Adenda: sugiro a releitura ou a leitura da minha postagem com o título "Das mulheres de Bourdieu às mulheres de Touraine".

38 comentários:

Sensualidades disse...

vamos la discordar hahaha

no entanto concordo o corpo da mulher foi transformado quase numa coisa do diabo, foi envolto em taboos, e isso tem de ser mudado, tem de se comecar a respeitar mais o corpo de uma mulher.

Quanto a andar sem camisa bem que me da vontade , mas em dias de calor o pano que uso e tao reduzido que nao faz diferenca hahah

Jokas

Paula

Lisa disse...

Se vou....

Prof. Carlos é um perigo para quem?
Para voçês os homens ou para as outras mulheres..
E perigo em que sentido?
E vamos lá fazer essa mesma pergunta aos senhores que aqui virão comentar.
E digam lá meus senhores não gostam de ver um belo corpo mesmo vestido indecentemente?

"considerados hoje dissolutos, se está em causa ponderar sobre os riscos sociais dos corpos emancipados, se está em causa discutir a independência perigosa dos corpos, só há um corpo a ter em conta: o da mulher."

Palavras pesadas prof.Carlos..
Não admira que as mulheres são acusadas de bruxas.

Lisa

Voltarei...

Carlos Serra disse...

Lisa, veja se entende o sentido do que estou a escrever, o sentido de quem pensa como estou a tentar expor...Não de trata do meu pensamento, Lisa...Procuro unicamente captar a lógica de uma concepção que, queira ou não, é partilhada por homens e mulheres. O problema não está na dominação, mas na sua aceitação. E, frequentemente, são as mulheres (em contextos e faixas etárias precisas) quem melhor defende a dominação masculina e o imaginário dos papeis de subalternidade..

Anónimo disse...

...explicar mais o quê caro professor???
Essa mulher a que se refere é a sex simbol dos sonhos mais fantasiosos de qualquer homem...
e depois???
benditas as mulheres sobre todos os ângulos possíveis e imaginários...
Sou homem ,casado,adulto,com maneiras, há muitos anos.
Se há algo com que irei morrer, é com o prazer sublime que as mulheres nesta minha vida me deram...
Prazer da palavra, da companhia, do carinho, da intelegência ,da beleza física absoluta ,do prazer sensual sexual...e acima de tudo a capacidade de amar incondicionalmente
Palavras para chegar onde...
Benditas as mulheres deste mundo...
Homens e mulheres são seres completamente diferentes,apenas isso...
O resto está dentro de cada cabeça de cada um.....

Carlos Serra disse...

Está bem. Abraço.

Anónimo disse...

Discordar como? Só mesmo distorcendo o que se lê.

Lisa disse...

Vamos lá esclarecer uma coisa.

Quando escrevi Palavras pesadas não me referia a si pessoalmente Prof:Carlos.Desculpe se dei a entender o contrário.

:-) Lisa

tóxico...

Obrigada :-) Tá tudo dito no seu texto.

Lisa disse...

Mais uma coisa Prof.Carlos obrigada por ter relembrado as palavras de Bourdieu e Touraine..

Lisa :-)

Carlos Serra disse...

De nada.

Anónimo disse...

Às vezes o Professor convida para o debate, ou para a discordância. Todavia, desenvolveu a prática de só responder aos comentadores que concordam consigo.

Todas as discordâncias, por mais corteses que sejam, o Professor ignora-as. Muitos de nós que continuamos a discordar de si aqui, fazemo-lo apenas para que os seus leitores, dentro e fora do país, percebam que em Moçambique há outros pontos de vista. Que as posições do Professor são apenas uma pequena parte daquilo que o país pensa.

Quanto a debater consigo, pelo menos eu já desisti.

Obed L. Khan

Anónimo disse...

...puxa como voçê é mal agradecido e orgulhosamente cego....sr. obed!
Não haverá uma pontinha de dor de cotovelo???
Todos nós que acompanhamos este blog, o fazemos porque ele realmente é bom ,convida ao raciocinio e desafia as mais diversas variantes da opinião!!!
Então e a cortesia, e o cavalheirismo ,ficaram aonde???...

aminhavozz disse...

Caro Obed L. Khan (espero que esse seja o seu verdadeiro nome) se desistiu de debater...lamento por si e por todos aqueles que apreciam os seu comentarios...
Que tal se ao inves de desistir, continuasse a insistir ate finalmente conseguir chamar a atencao do prof. Serra. Quem sabe? Se calhar o prof.Serra evita responder porque tem receio de te enfrentar(ironia). Vá la...nao desista

Lisa disse...

Estou de acordo com tóxico.
Se o Sº Obed é o mesmo anónimo que disse "Discordar como? Só mesmo distorcendo o que se lê."
Que resposta é que voçê gostaria de ter se voçê próprio respondeu á própria pergunta.
Se não for o mesmo anónimo então que me desculpe.

Eu por mim anónimos não têm resposta, por e simplesmente por não existirem.Mas se for um anónimo com um nome como Obed L.Khan ai sim eu já respondo.

Vá lá Sº Obed não leve tanto a peito se não teve resposta.

Lisa

Xiluva/SARA disse...

Patético D. Quixote.

Anónimo disse...

Julgo que se estão a misturar coisas distintas: a beleza do corpo da mulher e o desejo dos homens (e, convenhamos, cada vez de cada vez mais mulheres) de apreciar e tocar esses corpos maravilhos, ou melhor, divinais mesmo... e as ocasiões e os locais para os expor.
A lógica de haver lugares próprios para cada coisa não anula nem a beleza da mulher nem o desejo dos homens.
Mas da mesma maneira que não faz sentido entrar numa praia vestido de fato e gravata, também não faz sentido andar na rua ou ir ao serviço de fato de banho... ou de outro modo exibindo as tais partes maravilhosas do corpo feminino.
E o fazer sentido ou não tem a ver com toda uma série de elementos que determinam a funcionalidade individual e social de cada tio de traje.
Aliás, vejo muitas mulheres que envergam avantajados decotes ou minúsculas saias, e depois estão o tempo todo a subir o decote e a baixar a saia. Porquê? Deixem, então, que os (belos) seios e as roliças ancas transbordem livremente...
Se não é preciso haver essa diferenciação (entre o que vestir, quando e once), porque é que não se pode, também, então, realizar actos sexuais nos passeios centrais da 24 de Julho ou da Mao Tsé Tung? Qual é oproblema?
A terminar: conheço muitas pessoas (tanto homens como mulheres) que se proclamam apologistas de qua as mulheres devem andar vestidas como lhes apeteça onde e quando quiserem... mas que quando toca às suas esposas, filhas e irmãs, só não lhes põem uma burka, porque enfim...
E já vi mulheres de mini-saia a criticar um homem porque se fez ao serviço de calções e camisola interior daquelass tipo rede.
Onde anda a coerência?

Anónimo disse...

Lisa, sempre assinei os meus comentários. Isto quer dizer que sempre que encontrar um anónimo está proibida de pensar que sou eu.

As pessoas que perguntam se Obed L. Khan é o meu verdadeiro nome que elementos têm para pensar o contrário? Onde iríamos chegar se nos puséssemos aqui a inquirir quem é Lisa, se Zenaida (só Zenaida) é verdeiro nome e coisas que tais?

Os meus comentários são cortezes, mesmo quando discordantes. Sendo assim não tenho porque me esconder.

Obed L. Khan

JCTivane disse...

Então o obedezinho virou agora ministro dos negócios estrangeiros dos bons costumes? E quem lhe deu essa pasta? tenho dito.

Joana disse...

O que chateia mesmo é a arrogância, a mania de Napoleão desse cavalheiro, percebem?

Lisa disse...

Esclarecida Sº Obed e não duvidei sobre o seu nome se era ou não verdadeiro.Por mim basta um nome no fim do texto verdadeiro ou não tanto faz.

Já agora eu assino Lisa por ser mais curto mas o meu verdadeiro nome é: Elisa Maria Dos Reis Ramos De Oliveira moro em Portugal Cascais a 25 km de Lisboa , 43 anos e uma filha ..Está bom assim?
Tenho um blog com perfil que não diz tudo mas não me escondo por isso...

Abraços..Lisa

Joana disse...

Qual a razão de deixarmos de fazer como homens e como mulheres o que é necessário? Para quê tanta coisa para esconder isso? E para quê criticarmos sempre as mulheres? O que tem o vestido a ver com o amor? Se calhar o problema está em que se estivessemos todos nus não haveria mais feministas nem problemas de sexo e coisas assim. Deixem-nos ser mulheres e deixem-nos ser homens. Assédio sexual é manobra de feministas falidas.

aminhavozz disse...

Caro Obed.
Gosto de ver que afinal nao desistiu do debate. Está de parabens. Já agora, Zenaida é o meu verdadeiro nome...

Anónimo disse...

Interpelei educadamente o Professor Carlos Serra. No meio de respostas cortezes acabaram aparecendo os habituais puxa-sacos como Sara e o imitador de Idi Amin. Que fazer?

Reitero no entanto que seria, em minha modesta opinião, de grande interesse que o Professor respondesse as opiniões que não coincidam com as dele. Quem ler atentamente estes meus comentários verá que não falo especificamente do Obed L . Khan. Falo de numerosas opiniões que defendem opiniões diferentes das postuladas por Carlos Serra que ficam sem ser discutidas por ele. E quem seguir este blog vai encontrar muitos desses casos.

Parece que se assumiu que quem tiver opinião contrária é um impertinente. E, decididamente, pessoas como Sara e o Idi Amin exercem uma influência negativa no debate de ideias. Empurram os comentadores para a prática dos elogios mútuos do tipo : "Que brilhante ideia a do Professor", "o Carlos é um génio" "que inteligente é a Sarita". Para muitos de nós Carlos Serra não é um amigo, é um Professor e, como tal, tem a obrigação de discutir ideias contrárias. Máxime quando é ele a convidar à discordância.

Obed L. Khan

Lisa disse...

Joana ....apoiado

:-) Lisa

aminhavozz disse...

Ele vai responder...Obed...tenha paciencia

Anónimo disse...

Carlos Serra ainda não percebeu que o rapaz quer apenas a sua atenção?

Anónimo disse...

Tentei inserir um comentario de manhã mas não consegui.

Anónimo disse...

As próprias mulheres, no fundo de toda a sua vaidade pessoal, têm sempre um desprezo impessoal - pela mulher.
Friedrich Nietzsche

Comparando no seu conjunto homem e mulher pode dizer-se: a mulher não teria engenho para se enfeitar se não tivesse o instinto do papel «secundário» que desempenha.
Friedrich Nietzsche

As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física.
Friedrich Nietzsche

Estou a procura de um caminho que me leve ao caminho mais proximo das hipoteses mais coerentes.Maxango

Maxango

Carlos Serra disse...

Muito obrigados a todos pelos comentários, prosseguirei a série...Abraço!

Anónimo disse...

Por mais que muitos ainda näo tenham descoberto ou näo queiram aceitar a verdade é que este blog so' està para os coristas do Dr.C. Serra.
Näo sei o que é que alguns temem em manifestar livremente as suas ideias. E neste blog exalta-se muito a demogracia, e pelo que eu saiba a democracia defende o miltipartidarismo por reconhecer a diversidade da compreensäo dos factos, agora, näo sei porque é que aqui é ''proibido'' pensar se diferente das ideias ''centrais''.
Hà espécie ditadura aqui nesta casa.

Anónimo disse...

...meu caro já chega de bancar o marginal...
Somos todos adúltos e toda a gente já percebeu a sua mágoa...
Relaxe, beba um copo e discorde de tudo e de todos , mas por favor,não seja tão chatinho...

Anónimo disse...

O mais interessante � que o facto de mulher ser social, ela a mulher procura formas anti sociais de exibir os contornos pondo em causa a sua "reputacao". Ou seja, o homem tendo um corpo Natural, nao precisa de se exibir nas cameras de TV, tal como fazem as novas "miudas". Perguntem a DAMA do BLING, quanto vale uma nudez em plena luz do dia na TV. Muitos contratos na famosa MC.

Lisa disse...

"Näo sei o que é que alguns temem em manifestar livremente as suas ideias."

Este senhor acaba de se contradizer.

Sinceramente se isto não é um manifesto então o que é?

Anónimo disse...

Reiterar que todos os meus comentários estão assinados. Por mais que, na essência, concorde com o último anónimo, a verdade manda-me dizer que o texto não me pertence. O comentário do senhor Tóxico (?) parece estar a sugerir que eu o escrevi.

Repito que eu assino todos os meus comentários caro Tóxico (?)

Obed L. Khan

Anónimo disse...

...as minhas sinceras desculpas, mas não respondi pessoalmente,apenas pareceu-me um comentário repetitivo .
quanto as interrogações junto ao meu pseudónimo não entendendi aonde quer chegar...

Lisa disse...

E descutem, e descutem....

Prof. Carlos diz que vai proseguir a série!!!
Estou desejosa que chegue este momento .Pelo que leio aqui imagino porque é que o pais é o que é...E tudo por causa da indecencia da mulher....hahhahha

Meus senhores vejo que nós as mulheres afinal de contas não somos assim tão más , mesmo indecentes...

Só um permenorzinho...
Que dizem das mulheres primitivas que andam quase todas nuas?
Parece que os homemns delas não andam a batatada por causa da indecencia delas...E não me venham dizer que esses povos não são inteligentes...Porque seria vos chamar de ......... melhor me calar....

:-) Lisa

Lisa disse...

Desculpem os erros pessoal....

Carlos Serra disse...

Bem, prosseguirei a série, alma boa para o fim-de-semana de todos vós!

Sensualidades disse...

estou eu aqui sentada, desnuda como vim a terra , e a pensar, que quem e indecente, e quem ve indecencia em tudo, mesmo onde nao existe, essas pessoas sao as verdadeiras indecentes, que se escondem atras de uma falsa moralidades

mas isto e so a opiniao de uma mulher desnuda em frente ao pc

jokas

Paula