
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
31 outubro 2007
Conflito entre músicos?

Recenseamento: nenhuma província atingiu 25%

A marcha: azagaia voltou à carga

Queface: o estado da nação não é bom, avante a ditadura proletária!

Parede não é parede: é história

30 outubro 2007
Chissano, o optimista

E os chapas venceram as oliveiras


Homenagem a Lucky Dube

Armadilha urbana no combate à pobreza rural

Cabora-Bassa: o que significa ser nossa?


Aspectos dramáticos da vida na Grande Maputo (2)
Há dois problemas concernentes ao abastecimento de água na cidade de Maputo: (1) exaustão das reservas e (2) falta de acesso a água potável. No primeiro caso, as fábricas Mozal e de ferro e aço irão consumir 4o% das reservas de água, estimadas em 200 milhões de m3/ano. Os restantes 120 milhões serão insuficientes para abastecer a cidade. O consumo médio actual da rede é de 165 litros/pessoa. Caso a população prevista para 2010 venha a ser atendida, o consumo médio máximo baixará para 125 litros/pessoa/dia.
Apenas 41% da população é abastecida pela Empresa Águas de Moçambique, cuja rede sofre perdas na ordem dos 41%.
Finalmente, o sistema de adução para o reservatório do Umbulúzi é insuficiente para a procura actual (Fonte: Ministério da Administração Estatal/Conselho Municipal de Maputo/Conselho Municipal da Matola, Plano da estrutura da área metropolitana de Maputo, Relatório final (versão preliminar), volume V, resumo do plano, Março de 1999, p. 7).
Isto é criminoso!

Issa Shivjy: prémio Mo Ibrahim é um insulto a África


Leia a totalidade do texto, em inglês, aqui.
29 outubro 2007
Temos a maior mina de ouro de África?

Homo Chambecus: Renamo tem comportamento selvagem

Enquanto isso, um outro auto-intitulado político da oposição desposicionada, o glorioso e sábio Homo Sibindycus, usador de capulanas e turbantes sem fim (mas também, de há tempos a esta parte, de um nobre cajado), descobriu a pólvora: a unidade faz a força - afirmou.
Nota: esta é a 2.500.ª postagem do diário, nascido a 18 de Abril de 2006.
Mediafax: juiz espanca e faz desmaiar escrivão de 60 anos

Expulso deputado da Frelimo na Beira

Fuga das celas em policial distracção distraída

Enquanto isso, três indivíduos armados assaltaram, também na sexta-feira, uma unidade sanitária privada no bairro de Mahlazine, cidade de Maputo, "apoderando-se de dinheiro, telefones celulares e de outros bens pertencentes aos doentes".
Vamos a ver se não estamos perante um novo pico ganguista em Maputo, após uma fase de relativa acalmia.
"Para que os Moçambicanos saibam"

Não se enerve, chape-se!

Aspectos dramáticos da vida na Grande Maputo (1)

Prepara-te, trabalhador!

28 outubro 2007
Somos campeões africanos!

Ilser respondeu a Mando

Linchamentos: 2.º seminário a 14 de Novembro
A equipa da UDS apresentará mais alguns resultados da pesquisa que realiza sobre o tema, após o que iremos conhecer um trabalho do mesmo género feito em São Paulo pela pesquisadora brasileira Jacqueline Sinhoretto, que chega a Maputo no dia 10 de Novembro.
Hoje: funeral de Lucky Dube


Realiza-se hoje, em Kuazulu Natal, sua terra natal, o funeral do cantor sul-africano de reggae, Lucky Dube, assassinado no dia 9 num subúrbio de Joanesburgo. O funeral está vedado ao público (Rádio Moçambique, noticiário das 12.30). Recorde-o aqui.
Vixe, Confetti!

Satanás de Moçambique

Segundo Mathendja, existem três inimigos desse desenvolvimento: (1) "o capital social" que apenas defende agendas pessoais de acumulação de capital (nesta categoria moram os corruptos), (2) o "capital humano" que enriquece usando as instituições internacionais (aqui habitam os ambientalistas nacionais), "aliados do diabo ocidental e do Satanás de Mocambique" (sic) e (3) "os agentes do diabo (sic), "que, por excelência, actuam como puros agentes de fomento das barreiras do subdesenvolvimento" (aqui medram os consultores ao serviço das agências internacionais, com o seu arsenal de "comentários, projeções e políticas macroeconómicas" (p. 9).
BOBs2008: já podem inscrever-se...

BOBs2007: vote nos blogues de Moçambique, Congo e Angola!


Caso ache que este blogue é socialmente útil, vote: (1) entrando aqui, (2) depois encontre a secção "melhor weblog em português", (3) coloque um bolinha do lado esquerdo do "Diário de um sociólogo", (4) depois desça com o rato, (5) no quadro final coloque o seu nome, o endereço do seu email, digite o código da imagem que vir, (6) a seguir coloque xis em "eu li as condições de participação" e, (7) finalmente, envie o voto. Também pode deixar o seu comentário lá.
Depois, peço-lhe que vote também nos blogues congolês e angolano.
Somos os únicos blogues africanos apurados.
27 outubro 2007
Parabéns, Sandra!

Já aqui falei dela.
Dos empreendedores de Macuácua aos xiconhocas de Rebelo

A vida tem a alma de Janus. Vamos a ver como:
O Comité Central do partido Frelimo discutiu o papel dos empreendedores (um termo que parece ganhar crescente força, bem mais elegante do que empresários e bem mais leve do que capitalistas) no país. Os empreendedores têm de ser mais empreendedores, devem aprender a gerar riqueza, a lutar contra a pobreza, os empreendedores moçambicanos devem ser respeitados, as pessoas têm de aprender que a riqueza se gera com honestidade, não se pense que não se deve ser rico, quem fica ric0 com honestidade deve ser respeitado, as pessoas têm de saber que ter riqueza nada tem a ver com processos mágicos. Claro, nem todos os Moçambicanos podem ser ricos - esta uma tentativa de resumo de uma intervenção de Edson Macuácua, porta-voz da Frelimo, sempre bem-falante (Rádio Moçambique no noticiário das 12.30 horas de ontem, TVM e País online).
Enquanto isso, fazendo fé no jornalista José Belmiro, o membro sénior da Frelimo, Jorge Rebelo, antigo homem forte da Informação e Propaganda da era samoriana, fala em muitos xiconhocas no partido, nos muitos que apenas militam no partido para terem vida fácil, na corrupção generalizada, no enriquecimento sem fim, no medo de confrontar os corruptos.
Enquanto isso, fazendo fé no jornalista José Belmiro, o membro sénior da Frelimo, Jorge Rebelo, antigo homem forte da Informação e Propaganda da era samoriana, fala em muitos xiconhocas no partido, nos muitos que apenas militam no partido para terem vida fácil, na corrupção generalizada, no enriquecimento sem fim, no medo de confrontar os corruptos.
A fantástica Maputo de François: Havana sem Castro

"Maputo é uma capital da velha Europa edificada à beira de savanas não cultivadas, uma cidade do século XX plantada em pleno século XVI. Uma miragem, uma ilha, uma espécie de Atlântida, uma utopia dos tempos modernos: avenidas, grandes boulevares, palácios e hotéis de luxo, caminhos de ferro, uma Lisboa tropical cujos edifícios contemplam uma flotilha de sonhos de abundância, o horizonte a perder de vista. Atrás, o ouro do Transvaal. À frente, o Oceano Índico e as suas especiarias. Devia ser Manhattan. Mas é Maputo. Uma ilusão. Os diplomatas habitam a avenida Mao Tsé-toung. Os burgueses vão ao espectáculo entre as avenidas Guerra-Popular, Karl-Marx e Vladimir-Lénine. Fazem-se compras na avenida Hô-Chi-Minh. Os namorados abraçam-se sob as sombras perfumadas dos jacarandás em frente ao mar, na avenida Friedrich Engels (o autor joga humoristicamente com a toponímia maputense, que guarda ainda os nomes reportados). (...) Hoje, Maputo é a Havana após a morte de Fidel Castro. Uma Cuba que renasce."
Segundo alguém que o o jornalista disse ter escutado em Maputo, a Frelimo soube "fazer uma revolução (nota minha: trocar o socialismo pelo capitalismo) com as mesmas pessoas."
Consulte o texto completo aqui. E, já agora, o blogue do jornalista.
De novo a ponte de Tete

A Renamo vista pela Frelimo através de Edson Macuácua

Perante esse exercício básico de desqualificação (que consiste em retirar autenticidade e patriotismo ao campo adversário, dotando-o de uma natureza destrutiva irremediável e incurável), certamente reacendido face à proximidade das eleições, permita-me pedir-lhe que leia ou recorde aqui algo que escrevi há uns anos atrás sobre o que chamei configuração sociológica.
26 outubro 2007
Entre 100 e 140 milhões de mulheres genitalmente mutiladas

Apenas 8% de eleitores recenseados em Nampula

Continuo a interrogar-me sobre como todo este kafkeano processo foi iniciado e, especialmente, como se explica o finca-pé que os dirigentes eleitorais continuam a fazer sobre o cumprimento da meta de execução do recenseamento.
Xenofonia: canibalização do outro (a propósito do assassinato de Lucky Dube)

Na África do Sul, o assassinato da estrela do reggae Lucky Dube começou a gerar um clima xenófobo, com o dedo acusador apontado aos estrangeiros acusados de criarem problemas no país.
Conteúdos causais de morfologia diferente, mas coração comum: intranquilidade gerada por acontecimentos extraordinários, considerados desestabilizadores das normas e das regras locais, com um sentido eclipse do social normal.
Quando confrontados com fenómenos excepcionais, os males gerais que nos afectam ou que julgamos afectar-nos são imediatamente reagrupados, sistematizados, ampliados e apontados para bodes expiatórios, num processo diabolizador instintivo.
É quando se multiplica o fenómeno do racismo, com raça ou sem ela. E isto remete, regra geral, para o que chamo recursos de poder.
É de prever que fenómenos dessa natureza possam ampliar-se quando as fronteiras da SADC estiveram completamente abertas (ideia sugerida pelo Patrício Langa) e os estabelecidos sentirem que os emigrantes estrangeiros chegam para lhes roubarem os recursos.
Mugabe: "viciado no poder"

Kanimambo!

A história repete-se duas vezes

Os habitantes da periferia de Maputo foram avisados pelas nossas autoridades de que não devem assustar-se com as explosões e com o tiroteio que irão começar (e durar várias semanas) por ocasião das filmagens de uma série americana em sete partes com o título "Generation Kill", que versa sobre a guerra no Iraque.
A nossa capital parece tornar-se num sítio ideal para este tipo de filmes (e logo este, sobre a guerra no Iraque!), como se a guerra civil de 1976/1992 e as explosões de Malhazine tivessem sido apenas visões tidas no interior da caverna de Platão subitamente africanizada.
Deverei voltar a este tema hoje ainda.
O problema das eleições

Subscrever:
Mensagens (Atom)