05 janeiro 2007

Saddam: Vamos agora acusar os cúmplices

"Num julgamento espectáculo cujo clímax teatral foi claramente aprazado para promover George W. Bush nas eleições intercalares americanas, Saddam Hussein foi condenado e sentenciado à forca. Disparates acerca do "fim de uma era" e de "um novo início para o Iraque" foram promovidos pelos habituais falsos contabilistas morais, os quais não pronunciaram nem uma palavras acerca de levar os cúmplices do tirano à justiça. Por que estes cúmplices não estão a ser acusados pela sua ajuda e apoio a crimes contra a humanidade?" - John Pilger. Leia o texto completo aqui.
____________________
Na foto, antigo secretário norte-americano da Defesa Donald Rumsfeld cumprimenta Saddam Hussein.

3 comentários:

Anónimo disse...

Em geral, quando concordo, permaneco em silencio, na velha formula do quem cala consente... Mas desta vez nao me consigo calar, porque o espalhafato a volta da execucao de Sadam realmente e de entristecer.

Nao quero entrar em polemica... Nao estou a dizer que Sadam nao tenha sido um ditador brutal e logo um criminoso contra a humanidade. Mas com todo o respeito para com as suas vitimas e familiares, claramente o mundo tem 'multiple standards'.

Como e possivel que os espetaculos de execucao da idade media ou os nossos linchamentos publicos sejam condenados como barbaros, para depois com a cara limpa aplaudirmos e regozijarmo-nos como o espetaculo que se fez da execucao de um homem (em directo nas televisoes, radios e ate na internet).

E como e curta a memoria da humanidade. E um momento triste este.

Carlos Serra disse...

Um nojo, la strega. Um nojo, especialmente quando depois há quem (o grande Big Brother assassino) mande investigar as razões pelas quais alguém foi enforcado e não fuzilado.

Carlos Serra disse...

Tem razão, Wetela.