24 outubro 2006

Mais um linchamento


Um cidadão de nome Armando Magaia foi esta madrugada morto, após ter sido queimado com um pneu incendiado, no bairro CMC, rua 9, nas Mahotas (informação que me foi prestada por um jornalista da TVM esta manhã).

11 comentários:

Wetela disse...

...por acaso pude presenciar essa situação ainda esta manhã e a polícia estava lá no sentido de remover o corpo da vítima...

Carlos Serra disse...

Uma tristeza, Wetela, uma tristeza.

Wetela disse...

Muito triste a morte violenta,principalemnte quando ela é naturalizada como forma de resolver conflitos e ainda pior quando presenciada por crianças, que internalizam essas medidas no seu repertório de comportamento(futuros linchadores). Agora o linchamento aparece como diversão, como um evento alegre e significativo para a comunidade(a morte de um ladrão na comunidade). A morte de um" ladrão" aparece como uma ação banal e é qualificada pelo termo façanha, o qual expressa, ambiguamente, tanto um acto heróico quanto uma ação perversa.
A polícia, essa, aparece na narrativa apenas para recolher o corpo e levá-lo ao hospital se houverem meios de recolha no momento. Ainda ressaltar que, segundo a imprensa, o homem foi linchado pela madrugada e até as 10horas quando me dirigia a cidade, o homem continuava lá sendo devorado pelos olhos curiosos de quem veio ver com seus prórpios olhos a grande proeza!Muito triste Professor, muito triste!

Wetela disse...

Professor não se fez presente no debate da STV sobre os linchamentos, vi lá o Dr Cezerilo e o Dr Colaço.

Carlos Serra disse...

Bem, quantos mais opinadores melhor.

Wetela disse...

...isso é verdade, assim enriquecemos o nosso debate em torno dessa questão e rapidamente encontramos respostas ao problema.

Egidio Vaz disse...

Um dos opinadores do debate de ontem na STV(sobre linchamentos)apenas se dedicou a dizer termos cientificos (sociologicos, diga-se)na esperanca de fazer-nos acreditar que estava ali a fazer analise sociologica! Foi triste, como sempre, ter pessoas que gostam de se apresentar como cientistas (sociologos), mesmo que seja para dar uma simples opiniao que nada tenha a ver: direito positivo, coesao social, catarse punitiva(!), anomia Social..bla, bla, bla! Foi mesmo triste!

Wetela disse...

Egidio,veja o programa das 11.30h na TVM, o Professor estará abordando esta questão...

Carlos Serra disse...

Sim, tb lá estará Rafael da Conceição, um antropólogo do DAA que muito respeito. Vamos a ver se conseguimos aprofundar um pouco mais o fenómeno.

Wetela disse...

Ai sim, um painel bem forte, admiro o Professor Doutor Rafael...a ver vamos!

Carlos Serra disse...

Entrevista adiada...