30 outubro 2006

Maboasudas: uma canção que desqualifica


Maboasudas - eis o nome de uma canção famosa (mistura de marrabenta e de rap) que está a dar um pouco por todo o lado neste país, cantada por Zico, com a letra que vos mostro. Prestem bem atenção ao "até albina".
Ninguém pode ser desqualificado por ser albino.
Esta é a segunda vez que me refiro neste diário a essa canção, como estais recordados.
Sobre a mediocridade da letra e da música, permito-me não entrar em pormenores. Mas o tempo está cool para este tipo de criatividade calórica.
_______________________
Deverá sair brevemente no semanário "Savana" uma análise jurídica e ética da canção, escrita por Carlos Serra Jr (jurista). A letra pertence a esse trabalho.

12 comentários:

La Strega disse...

Tenho, infelizmente, apetite para advogada do diabo, e se nao fosse antropologa, teria seguido a lide das leis (como o Calucha, de quem espero ver o prometido trabalho de analise sobre a letra desta musica e comparar as visoes entre as duas areas).

A razao principal porque nao segui direito foi porque achei que me cortaria as asas a liberdade. O direito apresenta-se-me muito conservador, limitador e castrador, enquanto a antropologia e ousada, atrevida, irreverente e desafia constantemente os sentidos e os lugares comuns.

Criticar esta musica e facil... eu como mulher, estudada e tal, deveria ser uma das primeiras. Mas sou parte da geracao rasca (como dizem em Portugal) ou do desenrrasca (como deveriamos ser chamados nas terras Marrabentas)... parte da geracao que cresceu no Buzio/Mini-Golf/Coconuts-live a abanar a bunda para todo o tipo de manos-Zico...

Tento por isso encontrar forma de racionalizar o meu gosto pelo ritmo da musica contra a imediata e logica necessidade de aversao pela letra.

Uma possibilidade seria ignorar a letra, fingindo que nao a conheco. O que se torna impossivel, porque a sei decor e quando chego a casa depois da ramboia estou rouca de tanto gritar com o resto dos zombis da noite, junto com o mano-zico.

A segunda possibilidade e dissecar a cancao nos seus aspectos positivos e negativos, para que me sinta uma intelectual menos pseudo...

A letra, ainda que um hino ao machismo e a desapropriacao da mulher e, por outro lado um apelo a tolerancia. Da unica forma que sabe, Zico diz que nao tem qualquer preconceito a qualquer tipo e cor de mulher. Numa sociedade crescentemente e abertamente racista e xenofoba como a nossa, esta nao deixa de ser uma mensagem ousada e poderosa.

A desapropriacao, por outro lado e a exposicao da cosmogonia de uma geracao, quica de uma sociedade inteira, e merece debate... Nao atacando a musica em si, mas a cosmogonia.

A letra e um estandarte... deveria ser usada como exemplo nas salas de aulas para se explicar como se percebe uma sociedade so pelo que ela diz... nem que seja na barraca ou na pista de danca. E nao so nos debates interminaveis e frequentemente entediantes dos media.

Carlos Serra disse...

Ok, la stratega!

Anónimo disse...

Jovens, letras, bits, musicas...
Tenho com frequencia observado que a preocupação dos jovens cantores de hj sinje-se muito em algumas batidas q fazem com que o espirito jovem entre apenas num ritmo e abane o esqueleto como vulgarmente diz-se, esqueçendo-se que o mais importante de tudo é a mensagem que a musica cantada ou escrita tem para transmitir. Como mulher concordo com a citação "Maboasudas: canção que desqualifica"

Carlos Serra disse...

Nós até podíamos ir mais longe. Sabeis que "muinhé" deve ter sido, originalmente, um designativo de algo parecido com "chefe". Hoje, "monhé" é um termo considerado pejorativo por aqueles que esse termo cobre. De qualquer das formas, PL coloca questões para um permanente debate. E tem razão no tocante ao "Dadinha!.

Carlos Serra disse...

Oportuna a tua intervenção, Tina!

Egidio Vaz disse...

O lado positivo do Zico que a "la strega" pretende mostrar, na verdade, não passa dum "acidente".
Se eu quiser ser complacente com o Zico, diria que ele é no mínimo, um "predador irresponsável", que deveria arrepiar os cabelos de todos, na medida em que para ele, o fim último de um mulher é "levar", "dar-lhe", "apanhar". E aqui ele não tem escolha, não tem amor, não se apaixona. Ah, sim; ele é um Player, apesar de ter o ESTATUTO.
Quando Zico "inclui" as albinas na sua lista, ele pretende mostrar quão bulldozzer ele é; quão rolcompressor ele é; quão agressivo ele é, dado que de princípio, para ele, não existe VALORES, GOSTOS, REFERENCIAS. E as mulheres, acima de tudo não deveriam reclamar por estarem a discriminar as albinas ou negras, mas sim por causa do papel e das representações que este jovem pretende dar às mulheres (vide a introdução da canção).
No extremo da análise, diria que Zico apresenta-se como um psicopata sexual, e todo aquele que com ele se identifica, deverá, obrigatoriamente fazer uma análise de consciência sobre os pontos com os quais concorda. Não basta compreender um assunto para nos autoflagelar. É preciso, acima de tudo, tomar uma posição firme, quando alguém tenta, a pretexto de estar a fazer ARTE e por aí, servir de espelho da sociedade, tentar passar as suas ideias e seus profundos sentimentos. Aliás, diria mesmo que EU DUVIDO DA POSSIBILIDADE DE UMA MENSAGEM EM TODAS As MÚSICAS DE ZICO. Há mil e uma formas de transmitir a mesma mensagem sem, contudo, abdicar da musicalidade ou do estilo.
Os G Pro Fam (O País da Marrabenta e outras) ou Os med Level e muito mais, conseguem passar mensagens sem necessariamente primar pelo escandaloso.
Apesar dessa crítica, há nisso um fio condutor para compreender a (ir)racionalidade deste autor: ESCOLA.

Carlos Serra disse...

De facto, Egídio, as mulheres são completamente coisificadas como objecto sexual primário na canção.

Carlos Serra disse...

E, já agora, aproveitando uma boleia da Tina: o apelo às formas reconchudas, redondas, beyonceanas, reenvia de imediato para a forma primária do interesse sexual masculino. O que acham?

Cl@]\[d€$Ti]\[®™ disse...

Olha lá Tina, sinceramente começa lá a respeitar o pessoal, ok??? Sem exageros pois o que está em discução não é que não hajam albinas boazudas mas agora mostrares um fotolog duma albina boazuda, "come on..."
Desqualificado é sim o cantor e a sua letra "Maboasudas"!!!

La Strega disse...

Egidio,

Realmente nao posso deixar de concordar com a maior parte do seu comentario. Reli o que escrevi, mas penso que estamos a falar de coisas diferentes.

O que eu quis dizer e que e facil criticar a musica apenas, mas o que deveriamos realmente fazer e nao atacar o mensageiro, mas a origem da mensagem. Se ele tem fama e poder e e apelativo, e porque tem espaco para isso, e porque tem exactamente quem com isso se identifique.

Criticar a ele e o mesmo que criticar Jacob Zuma na Africa do sul. O problema nao e que ele exista, mas que exista, diga e faca o que diz e faz e ainda assim tenha apoiantes.

E discordo em apenas um ponto, quando diz que a musica de Zico nao tem mensagem... toda a expressao de comunicacao tem mensagem. A nossa responsabilidade como analistas sociais e de descortinar a mensagem e das mauitas uma:

- analisar a sua origem
- perceber o fenomeno e a sua dinamica
- entender as suas implicacoes
- explorar a sua tipicidade

e por ai vai...

Sejamos tolerantes como o Zico (passe a ironia) nao vamos dar-lhe e 'matar' porque nao nos identificamos com o genero de musica, com o conteudo da cancao ou com o estatuto abominavel (na nossa percepcao) de que ele se vangloria.

Vamos usar a nossa vantagem de capacidade analitica e nao sucumbir a superficialidade da caca as bruxas. Hoje queimamos este, mas de onde morre um, brotam mil.

Creio que pl foi quem melhor percebeu exactamente a que eu me estava a referir.

E de tudo isto, apenas agradecer por me obrigar a pensar.

Egidio Vaz disse...

Mesmo assim.Continuo a tentar pensar como voce. Mas...compreender alguem significa necessariamente concordar com ele?
E sera que a nossa missao (como investigadores) se limitaria em apenas analisar e compreender? E depois? Que posicao tomariamos perante tamanhos atropelos a dignidade da mulher?
Acho tambem importante prestar atencao ao meu argumento central:
Eu tento discordar com a sua ideia de que "Da unica forma que sabe, Zico diz que nao tem qualquer preconceito a qualquer tipo e cor de mulher. Numa sociedade crescentemente e abertamente racista e xenofoba como a nossa, esta nao deixa de ser uma mensagem ousada e poderosa, (sic)."
Eu disse que nao bem assim. Ele nao mostra de maneira alguma essa tolerancia por se tratar de uma "estrategia da hiena" (apareca na minha gruta visitar-me. E os pequenos animais la iam compadecidas mas nunca mais saiam, ate que o coelho desconfiou dessas visitas tao prolongadas!
Eu disse que essa tolerancia e por delonge, predadora!
Nao tem escolha. Todas as mulheres sao para ele! Portanto, para alem da analise, eu tomo uma posicao em relacao a mensagem.
E parece-me que voce tambem toma, apenas nos diferimos em posicoes; eu dum e voce doutro.
Abracos

Carlos Serra disse...

Leiam o que de Espinoza coloquei há momentos..