05 agosto 2006

Ter razão

Sempre me espantarei por me espantar de querer ter razão a todo o transe, de me bater denodadamente em nome deste deus profano que me habita e que se chama certeza de ter a certeza.
Mas quando à retaguarda deste sacerdócio, que, afinal, também é vosso, se planta o espanto, é porque a dúvida também é uma certeza.

3 comentários:

Anónimo disse...

o que é a rezao Professor?

Carlos Serra disse...

Ter razão é (repare que mesmo o indicativo é rebelde às bifurcações, na sua solidez prepotente) uma coisa dramaticamente triádica, a saber: (1) aponta para um estado de presente permanente em sua formulação genérica, imprecisa (no passado e no futuro já tive e terei razão); (2) remete para um estado cognitivo distinto da emoção, para algo que é considerado objectivo, estrangeiro às sensações; (3) faz com que nos sintamos na posse de uma substância divina, do conhecimento absoluto, sempre certo, imune às intempéries da dúvida, das veredas e dos detalhes da vida. Nós nunca morremos com as armas, mas por acreditarmos ter razão.

Anónimo disse...

Sera que o racionalismo é uma patologia da razao, no sentido em que no sentido em que "encarcera o real" num sistema de ideias coerentes mas parciais e unilaterais?